Rio de Janeiro – A capital sediou, nesta terça-feira (27), o Ecommerce Day Online 2011 – evento patrocinado pelo Sebrae que aborda oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas no mercado virtual, perfil do consumidor e plataformas para pagamentos online. Além de empresários, o encontro atraiu mais de 800 participantes virtuais.
“É importante pensar em soluções para um mundo sem fronteira e o e-commerce rompe as barreiras geográficas”, destacou Gerson Rolim, diretor da Camara-e.net e coordenador de comércio eletrônico do Mercosul Digital.
A empresa americana comScore apontou dados atraentes para empresas interessadas em trabalhar com o mercado virtual. O Brasil está na sétima posição no ranking de países que mais acessam a internet. De um total de 1,4 bilhão de usuários no mundo, 44 milhões são brasileiros – sem contar os 30 milhões que utilizam lan house.
Ainda de acordo com o levantamento, o perfil típico do consumidor é jovem, cerca de 30 anos. Os homens (54%) compram mais do que as mulheres (46%). A maior parte dos consumidores virtuais está no sudeste, mas é forte a tendência de negócios regionais.
Pesquisa da empresa Informações de Comércio Eletrônico (e-bit) mostra que o crescimento acelerado e as infinitas possibilidades comerciais estão motivando a criação de negócios digitais. Só em 2010, o mercado brasileiro teve um faturamento de R$ 15 bilhões – um crescimento de 40% em comparação a 2009, que fechou em R$ 10 bilhões.
Raquel Abrantes, representante da unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae no Rio de Janeiro, lembra que as oportunidades e desafios do comércio virtual são os mesmos do mundo real. “Os micro e pequenos negócios têm que estar atentos para a demanda, mantendo uma plataforma segura para o pagamento online, qualidade de produtos e compromisso com prazos de entrega. Planejamento e capacitação são fundamentais”. Raquel Abrantes destaca ainda que a instituição tem uma série de produtos voltados para esse tipo de empreendedor.
Serviço
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias