Todo erro precisa ser corrigido. Todo desvio necessita ser aperfeiçoado. Tudo precisa funcionar da maneira mais eficiente. Na natureza tudo evolui, nada permanece estático ou regride. Nada. Vai ver que é também por isso que nos forçamos a evoluir. E por favor, entenda “nós”, como a nossa natureza que funciona sem o “nosso” controle. É ela que nos impulsiona a questionar, sem cessar, nós mesmos.
SOMOS JULGADOS PELOS ERROS
Vamos supor que somos pessoas boníssimas. Que cumprimos com os nossos afazeres todos os dias disciplinadamente. Sustentamos a nossa família, conduzimos nossas empresas com as maiores das éticas e estamos sempre atentos à nossa conduta moral. Apesar desta vida de boa conduta, em um belo dia, dirigindo distraído por aí, atropelamos alguém. Acabou. Acabou o bom moço, os dias de glória e as beneficies feitas a outrem. Seremos julgados pelo atropelamento, independente do número de “acertos” que já produzimos. Este erro marcará a nossa vida para sempre e até talvez tenha mais impacto nela, do que muitos dos “acertos” que já cometemos.
Um rio desce sempre. Ele obedece a lei da gravidade e procura desempenhar da melhor forma o seu papel. Obedecendo a lei. No entanto, se as condições climáticas não forem favoráveis, o rio endurece. Congelado ele não contorna mais os obstáculos como antes. Ele simplesmente permanece parado aguardando o “clima” melhorar. Os obstáculos permanecerão lá e os erros de percurso não serão corrigidos. Porque, por mais que a lei da gravidade ordene o rio a descer, as condições climáticas não favorecem a obediência desta ordem.
SOMOS IMPULSIONADOS A ERRAR PARA ACERTAR
Não precisamos aguardar que as condições de clima melhorem, para obedecermos ao impulso que vem do nosso coração. Obedecer aquela lei que ordena que façamos aquilo que precisa ser feito. Seremos julgados pelos nossos erros, isto é um fato. No entanto, se não fizermos nada a respeito da nossa vida, nem erraremos ou acertaremos. Permaneceremos estáticos e enrijecidos. Aguardaremos a força de o nosso impulso interior ser mais forte que as condições externas, para quebrar o gelo e fazer o que precisa ser feito à força. O que não seria bom para ninguém.
Apesar da vida não admitir erros, eles são necessários. De forma alguma devem ser vistos como coisas ruins. Erros são erros. Assim como acertos são acertos. O que define erro e acerto são as expectativas que colocamos nos resultados das nossas ações. Se abrirmos uma empresa que deu um milhão de lucro, em apenas três meses, isto foi um erro ou um acerto? Depende do que estávamos esperando. Talvez o lucro tenha sido ganho de forma inapropriada e antiética. Talvez o dono do negócio não estava satisfeito consigo mesmo durante o processo. Vai saber, cada um define o que espera. O que define a nossa evolução, é a capacidade de transpor as condições climáticas da nossa própria vida.
NÃO ESPERE NADA E ABRACE SEUS ERROS
Um erro é um aviso da vida de que precisamos mudar. Haja o que houver, apenas faça cumprir a lei que reside dentro de você. Ela é o que ordena você a fazer algo, por mais que o clima pareça não te favorecer. Sempre que errar, admita que precisa mudar e flua com a sua própria força pela vida.
Sempre que me pego fazendo algo que não deveria estar fazendo, me percebo errando. Erro tanto ao ponto de ficar zangado comigo mesmo por ainda ser tão tolo. No entanto, me esforço para ser menos tolo a cada dia sendo apenas aquilo que eu preciso ser. Pois como um lápis nas mãos do poder criador do Universo, vamos desempenhando o nosso papel nessa maravilhosa aquarela que é a vida. Sem erros e sem acertos, só com ações.
Músicas da versão em áudio deste post:
- Men at Work – Its a mistake
- Ramin Djawadi – Game of Thrones Soundtack – Winter is coming
- James Horner – Avatar Soundtrack – Climbing Up Iknimaya
- Toquinho – Aquarela
Ouça este post ou faça download do áudio
Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Acompanhe nosso trabalho:
Leia mais sobre esse assunto:
- Ou você vai aprender com os erros dos outros ou com seus próprios erros
- Todos temos direito de errar, mas temos dever de assumir os nossos erros
- Por quê nos sentimos insatisfeitos quando não agimos de acordo com os nossos talentos?
- Adquirir tolerância faz bem aos negócios e a vida
- Termine o relacionamento com o seu cliente, antes que o relacionamento termine