Quer aumentar o lucro da sua empresa? O Sebrae pode te ajudar nesta empreitada. Por meio do programa Sebraetec, as empresas de micro e pequeno porte podem investir em inovações e tecnologias, que ajudarão o negócio a melhorar o processo de produção, aumentar a qualidade de produtos e serviços e adotar marketing e design estratégico. Esses são apenas alguns dos benefícios que o Sebraetec pode trazer para o seu empreendimento, por meio de consultorias tecnológicas.
As consultorias tecnológicas do Sebraetec podem ser acessadas facilmente pelas empresas de micro e pequeno porte. Parte dos custos desses serviços tecnológicos é subsidiado pelo próprio Sebrae. A outra parcela do custo é assumida pelo empresário.
A novidade é que o empreendedor pode utilizar o Cartão BNDES para financiar a sua parte dos custos da consultoria tecnológica. Isso é possível graças a uma parceria entre o Sebrae e o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, responsável pelo Cartão BNDES.
As condições financeiras do Cartão BNDES facilitam o acesso às consultorias tecnológicas:
– Limite de crédito de até R$ 1 milhão por cartão, por banco emissor*;
– Prazo de parcelamento de 3 a 48 meses**;
– Taxa de juros pré-fixada (informada na página inicial do Portal).
As empresas podem acessar as seguintes consultorias tecnológicas:
– Design: o design atua em todos os processos da empresa, desde a concepção do produto até o planejamento, produção, marketing e comercialização. O Sebrae oferece atendimento com atuações que passam pela consultoria individual, elaboração de cadernos de tendências, adequação de embalagens e promoção de ações específicas.
– Alimento Seguro: tem o objetivo de reduzir os riscos dos alimentos a população. O programa atua no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo o País.
– Propriedade Intelectual: a obtenção da patente é a segurança que o empreendedor tem de que, durante um bom tempo, sua empresa terá exclusividade na fabricação e exploração comercial daquele produto. O Sebrae auxilia o empreendedor com os procedimentos de registro, no órgão competente, de sua criação.
– Indicação Geográfica: a indicação geográfica (IG) tem como objetivo estabelecer qualidades e diferenças para determinados produtos de acordo com a região onde é produzido. As IGs são um direito de propriedade intelectual, do mesmo modo que as patentes e as marcas. O Sebrae estimula a criação IGs.
– Avaliação de Conformidade: para auxiliar as empresas na aquisição das certificações, o Sebrae Nacional, em parceria com o Inmetro, desenvolveu o Programa Bônus Certificação, que tem o objetivo de reduzir os custos de certificação dos produtos e todo o processo de avaliação de conformidade.
– Metrologia: a metrologia é o estudo e descrição dos sistemas de pesos e medidas, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida no processo produtivo. O objetivo é garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e da realização de ensaios. O Sebrae, em parceria com o Inmetro, desenvolveu o Programa Bônus Metrologia para subsidiar os custos das micro e pequenas empresas na contratação de serviços metrológicos confiáveis.
– Normalização: as normas técnicas referem-se em geral à classificação, especificação, método de ensaio, procedimento, padronização, simbologia e terminologia. A normalização proporciona uma série de vantagens aos fabricantes, comerciantes e consumidores, que vão desde a eliminação de barreiras comerciais à segurança do usuário.
Sebraetec e Cartão BNDES nos estados
Por enquanto, a parceria Sebraetec e Cartão BNDES só é válida em quatro estados:
– Bahia;
– Minas Gerais;
– Paraná;
Cartão BNDES
Baseado no conceito de cartão de crédito, o Cartão BNDES financia os investimentos das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Esses investimentos podem ter diferentes finalidades, inclusive em inovação e tecnologia, desde que contribua com o fortalecimento e crescimento do empreendimento.
Para financiar as consultorias tecnológicas do Sebraetec usando o Cartão BNDES, as empresas devem ser cadastradas no BNDES. Podem se cadastrar empresas com as seguintes características:
– Faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões;
– Sediadas no País;
– Controle nacional;
– Exercem atividade econômica compatíveis com as Políticas Operacionais e de Crédito do BNDES;
– Estejam em dia com o INSS, FGTS, RAIS e tributos federais.
O portador do Cartão BNDES efetuará sua compra exclusivamente no Portal de Operações do BNDES. Procure o “produto Sebraetec” no Catálogo de Produtos e siga os passos indicados para a compra.
O Bradesco, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banrisul e o Itaú são os bancos emissores do Cartão BNDES e a Visa e Mastercard as bandeiras de cartão de crédito.
* Obs 1: o limite de crédito de cada cliente será atribuído pelo banco emissor do cartão, após a respectiva análise de crédito. Uma empresa pode obter um Cartão BNDES por banco emissor, podendo ter até 5 cartões e somar seus limites numa única transação.
** Obs 2: os Cartões BNDES emitidos pela Caixa Econômica Federal/Mastercard aceitam apenas as condições de parcelamento em 12, 18, 24, 30, 36, 42 e 48 parcelas.
Saiba mais