Perto de atingir 34 mil unidades ao redor do mundo, a rede Subway é um bom exemplo de empresa que tem inspirado muitos empreendedores a gerir um negócio de maneira flexível e engajada. E neste artigo, publicado pelo blog Entrepreneur, é possível perceber uma estratégia de gestão que concilia um bom engajamento com seus consumidores, manter-se atualizado com as tendências que surgem e um conceito que permite explorar novos locais para estar presente. Portanto, seguem aí algumas dicas de como empreendedores podem aprender com o Subway. Olha só:
– Tenha uma boa história para contar: a princípio, o Subway poderia ter apenas se aproveitado de Jared (o cara que perdeu vários quilos se alimentando apenas na rede) por um momento, mas continou movimentando a história, que acumula fãs até hoje.
Lição: Se você tem uma boa história de um consumidor, não tenha receio de contá-la e mantê-la viva.
– Fique ligado em tendências: a rede, antigamente, era mais conhecida como uma opção de comida rápida mais light. Mais tarde, em um mundo onde os restaurantes de fast-food se tornaram sinônimos de comida gordurosa, a rede focou na qualidade de seus produtos se apresentando com uma opção ainda mais saudável.
Lição: Você está ouvindo seus clientes e seguindo as tendências do seu setor? Talvez, seja hora de mudar a sua mensagem.
– Seja flexível: o Subway era conhecido apenas como mais uma rede de fast-food de sanduíches. Mas, com a mudança que conseguiram promover, ficaram reconhecidos como uma marca que se preocupa com a qualidade de seus produtos.
Lição: Se você estiver começando uma nova empresa, tenha cuidado com o nome que ela terá. Será possível atender um novo mercado se isso for exigido de você?
– Busque locações criativas: graças à sua preocupação em produzir um alimento mais light, o Subway conseguiu abrir unidades em lugares onde nenhuma outra rede de fast-food poderia entrar, como hospitais, por exemplo.
Lição: Pense em todos os lugares que sua marca pode estar e explore novas opções.
– Engaje: o Subway foi uma das primeiras redes a permitir que seus consumidores vejam e acompanhem o sanduíche ser preparado na frente deles. Isso não apenas os conforta como possibilita que eles possam personalizar o lanche conforme querem.
Lição: Crie maneiras de fazer com que seus consumidores participem do processo de criação do seu produto.
Sugestão de @estrabom.