Que existe certa obrigação da sua empresa ter presença digital, isso é inegável, como explicita bem o ditado da vida moderna “Se não está no Google, não existe”. Mas será que sua presença tem que incluir o Twitter? Desde a sua popularização, o microblog já foi herói e vilão de muitos cases corporativos, seja por servir como método de divulgação da marca, ou por ser utilizado como serviço não oficial de SAC para consumidores insatisfeitos.
Usuários comuns, esportistas, celebridades, políticos: todo mundo parece estar no Twitter. Então, fica bastante óbvio que o seu negócio também precisa estar no microblog, certo? Não necessariamente. O Small Business Lab fez uma continha simples e reveladora que mostrou que apenas 9% da população adulta americana usa o Twitter mais de uma vez por mês. Aqui no Brasil, o número de usuários na rede é de 9.8 milhões. Ou seja, um pouco mais de 5% da população total do país. Ok, quase 10 milhões de pessoas não é pouco mesmo (assim como o Small Business Lab comenta que os 16 milhões de americanos que fazem parte da rede também representam um número impressionante), mas quem são essas pessoas todas?
Ter presença em uma ferramenta como o Twitter, significa ter que entender bem a dinâmica do microblog, que possui uma série de regras não escritas de boa conduta. Além disso, sua presença só é válida se você puder ter um bom monitoramento de como sua marca está sendo vista (e, aliás, se está de fato sendo vista, para começar) e uma boa agilidade para responder possíveis contatos de felizes – ou não tão felizes assim – consumidores. Ou seja, isso requer um investimento, se não de dinheiro, pelo menos de tempo e energia, o que só é válido se você tiver a certeza que o público que você quer estiver lá. Ou seja, é preciso ver através da ótima da qualidade e não da quantidade.
A dica do artigo é simples e eficiente: aprenda sobre a ferramenta, avalie o retorno que ela pode trazer especificamente para o seu negócio e use se valer a pena para você. “Não use apenas pelo hype.”