Como gerenciar a Geração Y? A resposta usual para esta questão, invariavelmente, resulta em uma lista de atitudes e práticas a serem adquiridas pelos gestores para se adaptar a Geração Y.
A maioria da geração ainda acredita que a qualidade da relação depende inteiramente do gestor. No entanto, a palavra “relacionamento” refere-se a duas pessoas ou mais. E sobre os “Y’s”? Será que existe responsabilidade em seu relacionamento com seu gestor?
Quero compartilhar uma lista de questões de A à quase Z em que se encaixa a nossa querida geração Y! (Eu também sou Y, graças a Deus):
A de Aprendizagem
A geração Y procura ambientes onde o desenvolvimento de competências é uma prioridade: uma de suas principais qualidades. Uma palavra sábia!
A de autoridade
Para a geração Y um gestor deve como um companheiro com quem se pode interagir e compartilhar o trabalho em um mundo não autoritário.
C de Colaboração
Novos modos de colaboração estão transformando os padrões de criação. 2.0 com novas tecnologias. Estamos testemunhando a criação de plataformas onde as equipes podem colaborar em tempo real. A geração trabalha melhor em plataformas como Facebook, Youtube, twitter, etc.
C para compartilhamento
Um dos valores principais da Geração Y é o compartilhamento de ideias e o desempenho de várias tarefas. Eles se encaixam facilmente em equipes temporárias para atender necessidades específicas. O trabalho é para eles uma forma de entretenimento e uma boa maneira de expandir sua rede social.
F de Flexibilidade
O Y está em um mundo em mudança. Dar-lhes projetos orientados e de curta duração é a melhor forma de explorar todo o seu potencial. (ver Mobilidade).
I de Inovação
A inovação não tem preço: as empresas que já se posicionaram tendo esta visão como base já colheram grandes frutos e lucros. A geração Y é também responsável por esses resultados. São famosas as frases “ação e reação”, “dar para receber”, que movem a geração Y.
M para a Mobilidade
Insatisfação com as suas expectativas, muitas vezes os leva a mudar de emprego. Graças ao seu amplo conhecimento de redes sociais, eles têm um conhecimento imediato e preciso do seu valor no mercado de trabalho.
O executivo Y vive o momento e não se comporta como os profissionais da geração anterior que ficavam anos e anos na mesma empresa, preocupados com o futuro.
P de Pessoal
Esta é provavelmente a primeira geração que conseguiu equilibrar o trabalho e a vida pessoal. Ao contrário dos boomers, que se sacrificaram pelo trabalho.
R é para Recompensa
A geração Y integrou a mobilidade do trabalho com a duração limitada, eles são sensíveis às recompensas quantitativas e qualitativas. O que eles gostam de receber como prêmio: responsabilidade, flexibilidade, participação na tomada de decisões. Ou simplesmente um elogio.
Geração Y como Y
Eles nasceram entre 1980e 1994 (essa data é apenas para referencia, não existe embasamento cientifico), cresceram com o mouse com a mão, são antenados as redes sociais e mundos virtuais. Eles também são chamados: o Millenials, os nativos digitais, os Yers.
Seu credo: Trabalhar em empresas responsáveis, cujos valores são claramente exibidos e siga um código de ética; uma geração mais motivada do que os anteriores quando o assunto é dinheiro, mas exigem um ponto importante: encontrar prazer no trabalho.
Geração Z como Z
Estamos conscientes de que a maioria da Geração Z não pode usar um carro de maneira legal. No entanto, isto não significa que eles não percebam sobre os produtos e marcas. Mais da metade da geração já comprou online e quatro de cinco nascidos dessa geração usam redes sociais constantemente.A Geração Z está aqui, e eles são o futuro. Então, devemos fixar os olhos para a grande mudança que o mundo está a viver.
Dizem que a próxima geração será a Alpha, interessante né?!
Mas então, a qual geração você pertence?
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0