Belém – Três empresários do segmento de joias no Pará participaram de uma missão internacional de prospecção à Jewelers International Showcase (JIS), em Miami, nos Estados Unidos. A ação faz parte do projeto de Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas Paraenses do Sebrae, em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN) e o Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos (IBGM).
A visita teve como objetivo observar as boas práticas no mercado americano por meio de benchmarking – processo de comparação do desempenho entre duas ou mais empresas – e de prospecção de mercado externo. A intenção agora é que os empreendedores paraenses comercializem sua produção na JIS Miami 2012.
Para os empresários, a experiência foi enriquecedora. “Com a visita percebi que, em comparação ao que está sendo comercializado no mercado americano, nosso trabalho está em um patamar muito bom. Percebemos também que pelo fato de nossas peças estarem conectadas à riqueza cultural da nossa região, a Amazônia, esse apelo deve ser explorado frente ao mercado internacional”, disse Maria Paixão, proprietária da empresa Amazonita.
Os brasileiros visitaram, além da JIS Miami, o Centro de Negócios Apex-Brasil e lojas do Internacional Jewelers Center, local que reúne diversas joalherias americanas. A comitiva também trocou experiências com outros empresários brasileiros do setor que atuam no exterior e teve reuniões com agentes comerciais locais.
A JIS Miami é o maior evento das Américas no segmento de joias, sendo referência internacional, promovendo a comercialização de quatro mil marcas. Participam empresas americanas e de países como Índia, China, Canadá, Turquia, Tailândia, Japão, Itália, Colômbia e Brasil. A missão foi realizada nos dias 15 a 18 de outubro.
Serviço
Sebrae no Pará – (91) 3181.9140
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias