X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Governo institui Fórum da Micro e Pequena Empresa


Campo Gande – As microempresas e empresas de pequeno porte do Mato Grosso do Sul tem um grupo formado especialmente para cuidar dos seus interesses. O governo do estado reúne representantes do setor público, iniciativa privada e entidades representativas de setores econômicos, de crédito e pesquisadores para discutir os aspectos não tributários relacionados ao segmento.

O Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte dá efetividade a aspectos da Lei Complementar Federal 123, de dezembro de 2006. “A lei trouxe a necessidade da criação do Fórum em cada unidade federativa. Era uma política de estado não tinha aqui até então”, expõe o diretor técnico do Sebrae no Mato Grosso do Sul, Tito Estanqueiro.

Ele destaca algumas melhorias para o setor empresarial desde a sanção norma federal, como a simplificação de tributos, a desburocratização e a figura do empreendedor individual. “O Fórum é mais uma conquista, que demonstra a força das micro e pequenas empresas na economia do País e o interesse dos governos em criar mecanismos para que elas tenham tratamento diferenciado para competirem em pé de igualdade no mercado”, avalia.

Integrado a uma rede coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o grupo matogrossense é vinculado ao Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas, que tem seis comitês temáticos ligados à disseminação de informações; desoneração e desburocratização; comércio exterior; investimento e financiamento e tecnologia. Em âmbito nacional, são 44 instituições governamentais inseridas nesta rede e 81 entidades de apoio e de representação, além da Frente Parlamentar de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e o Sebrae, que trabalham no sentido de implementar políticas de fomento ao setor. No Mato Grosso do Sul, o fórum é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo.

Tito Estanqueiro ressalta que há uma variedade de assuntos a ser discutidos nas reuniões do grupo. “Melhorias no acesso ao crédito e às compras governamentais, o teto para enquadramento no Simples Nacional, que é diferenciado dos demais estados, são algumas das demandas que podemos organizar e propor para o governo”, prevê. A Lei Geral está regulamentada em 59 municípios do estado, o que representa 75% da unidade federada. No ano passado, as micro e pequenas empresas do Mato Grosso do Sul foram responsáveis por 35% das compras públicas, com cerca de R$ 300 milhões em produtos e serviços para órgãos governamentais.

Serviço
Sebrae em Mato Grosso do Sul – (67) 3389-5536 – www.ms.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot