É comum o usuário acessar um site e preencher com suas informações, incluindo email, nome e algumas preferências. Em poucas horas, ele começa a receber diversas mensagens. Mas quem garante que ele quer recebê-las? Quem tem a certeza de que o próprio usuário, dono destas informações, realmente preencheu o cadastro?
Neste contexto, faz-se necessário a utilização do Double Opt-in. Desta forma, durante o processo de cadastro, o usuário recebe um email contendo um link de ativação que irá redirecioná-lo novamente para o site em que está se cadastrando. Só depois de clicar neste link e confirmar os dados é que ele vai concluir o cadastro e ser inserido nas listas de contato deste site.
Este é um procedimento seguro, onde você, além de confirmar que o endereço cadastrado está ativo, consegue ter a certeza que o usuário tem interesse de receber os seus conteúdos. Os sites que escolhem o Double Opt-in precisam se preocupar com o armazenamento dos dados existentes dentro deste link de ativação. Este link precisa ser exclusivo para cada um dos usuários. Além do link, também é necessário manter o registro da URL, hora, data e endereço de IP do momento em que este usuário passou a integrar suas listas.
O mais interessante deste tipo de Opt-in é o respaldo legal que pode trazer às empresas que enviam email marketing. Com o Double Opt-in, você terá, rapidamente, uma drástica redução no número de reclamações relacionadas aos Spams.
Isso ocorrerá porque, além de realizar o cadastro no site e manifestar a vontade de receber suas informações, o usuário reafirmou esse desejo através de um email de confirmação, o que é mais uma prova de Opt-in.
Com o Double Opt-in, fica muito mais fácil provar para os ISPs (Internet Service Providers) e para os organismos reguladores que o e-mail enviado foi solicitado e que não se trata de um Spam. Além disso, sua empresa estará protegida de pessoas que cadastram emails inválidos ou spamtraps em sua base de dados para prejudicar seu resultado de email.
Victor Popper é CEO da All In Tecnologia da Comunicação.