Ah, Apple Stores, esses salões de ópio eletrônico para consumidores – elas estão no mundo inteiro. Exceto no Brasil, é claro: aqui só nos resta uma leve esperança. Mas de subúrbios americanos a Paris, os tentáculos da Apple no varejo se estendem pelo planeta, nos atiçando com iCoisas e Macs. Vamos explorar todas elas, e rápido.
O projeto Vitrines da Apple, por Thomas Park, colecionou todas, como um grande quadro de borboletas capturadas, mas todas de alumínio e vidro. As fotos individuais, uma a uma, estão aqui.
Você vai notar que há muito em comum entre elas: com algumas exceções – em especial as construções maravilhosas que a Apple coloca em arquitetura europeia antiga – as lojas são bastante brilhantes, brancas, cobertas de vidro e (duh) cheias de produtos da Apple. A uniformidade é incrível. E não importa onde você vá, o forte logotipo da Apple está lá encarando você, como um ser rico querendo lhe julgar. Mas elas são sempre um lugar para parar e ver seu e-mail ou Facebook – Apple Stores têm Wi-Fi gratuito, assim como algumas lojas brasileiras que vendem Apple.
Existe um motivo pelo qual as pessoas ficam tão encantadas com essas lojas, mesmo quando elas não querem comprar nada. Hipnose em varejo. Venha para a luz. [Apple Storefronts]