O preço do produto ou do serviço tem forte influência sobre o desempenho do negócio e seu reconhecimento no mercado
Em Iracemápolis (SP), a empreendedora Danieli faz chinelos customizados. Ela vende as sandálias para os moradores do bairro em que vive. “Moro numa cidade pequena. Por isso, sinto dificuldade em vender e colocar preço no produto. Quero trabalhar só com chinelos. O que faço?”, pergunta a artesã para o Consultor Sebrae.
Abaixo, você confere as orientações dadas pelo consultor do blog Faça Diferente à empreendedora:
Influência do preço do produto no sucesso do negócio
O preço ajuda a dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão de obra e manufatura dos produtos comercializados. É de extrema importância no processo mercadológico. Além de determinar o retorno do investimento, é também uma ferramenta de marketing. A determinação do preço pode levar uma empresa ao desenvolvimento e lucratividade ou a falência.
Na hora de definir o preço, o empreendedor deve considerar determinantes internas – custos fixos e indiretos –, variáveis incontroláveis – safra – e as fixações governamentais – impostos. A concorrência é uma outra variável que influência sensivelmente no preço. A sua influência ocorre de acordo com a estrutura do mercado no qual a empresa atua e também depende do tamanho e do poder dos concorrentes, das condições de entrada no ramo de negócio, reações dos consumidores a preços do mercado alvo, e a demanda.
Ao determinarem os preços, as empresas perseguem vários objetivos. Conheça os mais comuns:
Retorno de investimento: as empresas estão preocupadas em estabelecer o retorno no investimento feito. Neste caso, leva-se em consideração os custos totais, composto de fixos (aqueles que se mantém inalterados independente da quantidade de produtos fabricados. Ex.: aluguel) e variáveis (aqueles que se alteram em razão da quantidade de produtos fabricados. Ex.: matéria-prima). Agrega-se aos custos totais o retorno esperado (Ex.: 30%). Então, o preço final seria os custos totais mais os 30% de lucro.
– Objetivos de concorrência: as empresas estão preocupadas em estabelecer seus preços a partir da concorrência. Há um entendimento e que para ter retorno é necessário praticar preços diferentes da concorrência. Às vezes, é preciso trabalhar para diminuir os custos, quando os preços dos concorrentes são menores.
– Preços promocionais: as empresas estão preocupadas com sua situação financeira. Os preços são estabelecidos para fazer caixa.
– Fatia de mercado: a visão das empresas é de conquistar uma fatia do mercado ou aumentar sua participação no segmento já explorado.
– Fluxo de caixa: as empresas buscam receber de volta aquilo que investiu na produção do produto. Poderão estabelecer, por exemplo, preços mais altos no início, visando recuperar rapidamente o investimento inicial.
Como precificar o produto?
Os tipos de determinação do preço de venda são procedimentos diferentes para calcular os preços de venda. Conheça os tipos:
A) Calcula o preço de venda com base na majoração planejada (lucro): requer o cálculo do preço de venda com base no preço de compra usando uma majoração planejada. Nos outros quatro tipos de cálculo do preço de venda, o preço de venda é predeterminado e a majoração real (ou a margem) é calculada.
B) Adota o preço de venda atual, ajusta a margem de lucro: o preço de venda do artigo na data da determinação do preço é usado como o valor sugerido. É possível utilizar esse procedimento para verificar os efeitos das modificações da condição do preço de compra sobre a rentabilidade de um artigo, se o preço de venda permanecer fixo (igual ao da concorrência, por exemplo).
C) Adota o preço de venda do campo da lista: é possível determinar que um preço atribuído a outro campo da lista deve ser utilizado como valor sugerido. Isso permite, por exemplo, que os preços dos concorrentes sejam levados em consideração no cálculo do preço.
D) Modifica o preço em percentuais em relação a um campo da lista definido: é possível executar modificações no preço da porcentagem com base no campo da lista (campo de referência). Os novos preços de venda são calculados com base nos preços de venda pertencentes ao campo de referência e válidos na data fixada, mais a majoração ou desconto que o usuário entrar. Se o usuário não entrar uma data fixada nesse campo, a data de determinação do preço será utilizada. Se o usuário selecionar o preço de venda standard como um campo de referência, será possível aplicar aumentos ou reduções no preço standard (para mercadoria sazonal, por exemplo). Da mesma forma, é possível definir uma diferença percentual de preço em relação a um preço do concorrente.
E) Modificação do preço absoluto em relação a um campo da lista definido: representa o mesmo procedimento que o tipo D, porém, em vez de uma majoração da porcentagem, entra uma majoração absoluta ou desconto. Além disso, é necessário entrar uma moeda de venda para a modificação do preço absoluto. É importante observar que aqui a moeda deve ser idêntica à moeda de venda do item de preço.
Nos tipos D e E de determinação do preço de venda, é importante observar o seguinte:
– Se o usuário não definir uma data fixada, quando o preço de venda standard for determinado para artigos sazonais, o sistema usará os preços de venda válidos no início da estação para as modificações do preço de venda. Se não existir qualquer condição de preço no início da estação, serão utilizados os primeiros preços de venda válidos na estação.
Com informações do site SAP Brasil.