X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Normas técnicas geram ganhos para empresas


A aplicação de normas técnicas garante vantagens competitivas, como a ampliação do potencial de mercado do produto, a redução dos custos de comercialização, o alcance de economias de escala, além da melhoria dos sistemas de gestão, defende o mestre em engenharia civil José Augusto Pinto de Abreu.

Diretor da Sextante, empresa de consultoria e assessoria especializada nas tecnologias de suporte para a competitividade, José Augusto foi um dos palestrantes do Fórum Sebrae do Conhecimento, ação que a instituição de apoio às micro e pequenas empresas promove em Brasília (DF), de 16 a 18 de novembro.

Com o título Como as Pequenas Empresas podem Participar e Influenciar o Processo de Normalização na Europa, a apresentação do engenheiro mostrou como as barreiras técnicas prejudicavam a economia europeia. Diferenças de normas técnicas entre as cinquenta nações do continente criavam dificuldades à integração. E, na estratégia de construir um mercado único, observa, a normatização foi um fator preponderante. “A economia está cada vez mais moderna, sujeita à regulamentação. Nesse jogo, as regras são iguais para todos”, pontua.

José Augusto apresentou estudo do governo alemão revelando que 27,3% do crescimento econômico do país está atrelado às normas técnicas, gerando receita anual de 16 bilhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) local. Como o processo requer tempo, dinheiro, competência técnica e organização, uma estratégia adotada pela Comissão Europeia foi o estímulo à criação de associações de consumidores, organizações não-governamentais e instituições como o Gabinete Europeu do Artesanato e das Pequenas e Médias Empresas de Normalização (Normapme).

A Normapme representa mais de 12 milhões de empresas em todos os países europeus e mantém um contrato com a Comissão Europeia para prestar serviços de normalização às pequenas e médias empresas. O segmenta representam 99% dos estabelecimentos e empregam cerca de 90 milhões de pessoas. Entre as suas atividades está a participação na normalização, monitoramento, controle, divulgação de informações e apresentação de propostas para a melhoria das normas e diretivas. “Normas técnicas estão em toda a parte. Elas aumentam a competitividade do negócios”, finaliza.

Serviço:
Fórum Sebrae do Conhecimento
16 a 18/11/11 – Centro de Eventos Brasil 21 – Brasília (DF)
Espaço do Conhecimento: Inovação e Sustentabilidade
Palestra: Como as pequenas empresas podem participar e influenciar o processo de normalização na Europa – José Augusto Pinto de Abreu (Sextante)
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot