Pelo segundo ano consecutivo, o site Busca Descontos vai promover no Brasil o chamado Black Friday, data tradicional nos EUA em que as principais lojas oferecem promoções “arrasa quarteirão”, com descontos acima do normal. Grandes players do e-commerce brasileiro já confirmaram sua participação, como WalMart, Americanas, Dell, NetShoes, Lojas MM, Compra Fácil, Polishop, entre outros.
Dia 25 de novembro, somente por 24 horas, megaofertas das principais lojas do e-commerce brasileiro estarão disponíveis no Busca Descontos – site que reúne cupons de descontos dos principais varejistas do Brasil e é hoje o 3º maior gerador de vendas do e-commerce no país.
Para participar do Black Friday e ter acesso as promoções, os consumidores devem acessar o link www.buscadescontos.com.br/blackfriday e realizar um breve cadastro. Quem se cadastrar, estará concorrendo automaticamente a um kit, com um notebook, computador, mochila, HD externo e iPad 2.
Para este ano, a expectativa é que o número de vendas geradas pelo Busca Descontos chegue a R$ 15 milhões, correspondendo a um número cinco vezes maior em relação ao ano passado. “Multiplicamos por 10 a capacidade de nossos servidores, além disso, teremos uma equipe de 25 pessoas que atenderá aos clientes pelas redes sociais” explica Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos. Além dos produtos, o Black Friday de 2011 abre espaço para a participação de sites de compra coletiva, que vão oferecer descontos de pelo menos 30%.
Famoso nos Estados Unidos, o Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem megapromoções, que em alguns casos chegam até 90%. Para os comerciantes, o dia funciona como uma ferramenta para alavancar as vendas e atrair novos clientes, que podem ser fidelizados posteriormente. Para os consumidores, uma ótima oportunidade de comprar diversos produtos com preços reduzidos.
Os descontos promovidos pelo varejo americano no último Black Friday, realizado em 26 de novembro de 2010, geraram US$ 648 milhões em vendas online nos Estados Unidos. Esse foi o maior volume diário de vendas do e-commerce americano em 2010, superando em 9% o faturamento de US$ 595 milhões alcançado no Black Friday de 2009. As informações são da empresa de métricas online comScore.
Black Friday no Brasil
Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos e responsável por trazer o Black Friday ao e-commerce brasileiro, conta que a ideia surgiu em 2009, quando passava por uma temporada nos Estados Unidos. “Vi um grande número de pessoas nas ruas, se aglomerando em filas enormes na frente das lojas. Isso me chamou muito atenção”, conta o executivo.
No ano seguinte a sua experiência nos Estados Unidos, Pedro entrou em contato com as lojas parceiras do site e realizou o primeiro Black Friday. A data rendeu números recordes ao Busca Descontos, que gerou R$ 3 milhões de faturamento em um único dia, com picos de 10 mil acessos por segundo, mais de 2 milhões de pageviews e o cadastro espontâneo de 61 mil pessoas. As categorias de produtos mais procuradas foram as de eletro-eletrônicos, informática, games, livros e DVDs.
Graças ao sucesso do ano passado, o interesse das lojas em participar do Black Friday aumentou. Para 2011, as ofertas devem oferecer descontos de até 70% ou frete grátis nacional.
“Quero levantar a bandeira do Black Friday no Brasil e trazer mais pessoas para o e-commerce. Um dia em que todo mundo que sair às compras terá a certeza de encontrar promoções que realmente valem a pena”, reforça Pedro Eugênio.
Sobre o Busca Descontos
Site com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O canal traz ao consumidor descontos de até 90% em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.
Em 2010, o Busca Descontos recebeu investimentos do grupo europeu de marketing de performance Lead Media para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. Essa parceria permite reunir a experiência de cada uma em marketing de performance, com foco na aquisição e fidelização de clientes.
Para mais informações, acesse: twitter.com/buscadescontos, facebook.com/buscadescontos.bd, leadmedia-group.com