Foi em meados de outubro de 2008 que o Android apareceu pela primeira vez no mercado de celulares, dentro do HTC G1 (ou HTC Dream, em alguns países). Obviamente suas especificações não impressionam hoje hoje, mas para a época a tela de 3,2 polegadas, o processador de 528 MHz e os 192 MB de memória RAM eram mais que o suficientes para o Android 1.0 e as demais versões até a 1.6, em que ele encalhou. Mas essa semana o aparelho ganhou vida nova com a última versão do Android.
Para variar, os responsáveis por instalar o Android 4.0 Ice Cream Sandwich no já descontinuado e arcaico HTC G1 estão no fórum XDA-Developers. O membro jcarrz1 foi quem teve a iniciativa dessa vez e ele avisa que por enquanto o sistema roda porcamente (como qualquer outro port não-oficial e em estágios iniciais, por sinal). A tela e certas funcionalidades exclusivas do ICS funcionam, mas o WiFi, Bluetooth e a rotação da tela ainda precisam ser ativadas.
Veja o vídeo abaixo comprovando.
Não é a primeira vez que eles fazem isso: membros do fórum também já instalaram o Android 3.0 Honeycomb no HTC G1 em fevereiro desse ano, embora o celular não tenha exatamente uma tela de tablet. Ainda assim, imagino que a inspiração para trazer as duas versões mais novas do sistema móvel do para o aparelho tenha sido a mesma: for teh lulz.
Com informações: Engadget.
Artigos relacionados:
- Firefox para Android ganha nova interface e APIs
- Smartphones da HTC terão atualização para Android 4
- Como atualizar o seu Xperia X10 para o Android 2.1
HTC G1, o primeiro Android, ganha update não-oficial para 4.0