Este artigo foi escrito por Alexandre Borin, empreendedor à frente da Prestus.
Trabalhar em casa pode parecer, à primeira vista, um sinônimo de produtividade – afinal, sem perdas de tempo com trânsito, sem distrações de colegas nem patrões com exigências de última hora, autonomia total nos horários, enfim, um paraíso!
Porém, ao trabalhar em casa, qualquer profissional se depara, rapidamente, com um enorme desafio: a disciplina para manter o foco e para evitar desgaste com distrações.
Seguem algumas sugestões para escapar de tentações quanto em Home-Office:
1- Não misture lazer com trabalho
Mesmo que você tenha montado seu escritório num cômodo específico da casa, é imperativo que ele seja usado apenas para o trabalho. Mantenha a área de lazer separada – e isso inclui a televisão, videogames, e outras formas de entretenimento. O seu ambiente de trabalho deve ser separado ao máximo em sua casa e sua família deve ser educada para respeitar o seu horário de trabalho.
2- Estabeleça pausas regulares
Sabe aquela hora do cafezinho, quando você trabalhava no escritório? Pois é, ela é fundamental para manter a sua produtividade, e mesmo estando em casa, você não deve abdicar dela.
3- Configure a internet para trabalhar
Existem várias formas para driblar a avalanche de distrações que a internet oferece, desde evitar o uso de aplicativos que causam interrupções constantes, até sistemas de rastreamento do tempo dispendido nas tarefas. O mais importante é definir horas certas para lidar com os sistemas de mensagens instantâneas, reduzir o número de vezes que você checa seu email e responde suas mensagens, separar tempo para pesquisar conteúdo na web e também para se atualizar com as notícias de seu setor. Tudo isso inserido numa rotina que amplie sua produtividade.
4- Não se torne um Super-homem
Lembre-se que mesmo trabalhando em casa, você será mais produtivo se mantiver seu foco no que é importante e no que faz bem. Transfira para a secretária da empresa ou mesmo para um assistente virtual todas as tarefas (principalmente os afazeres pessoais que pipocarão à volta de seu “home-office”), além das coisas que tomam tempo e que não precisam ser executadas por você.
Com isto, além de hábitos saudáveis que melhorarão sua Qualidade de Vida, você manterá níveis de produtividade acima da média, o que será algo positivo pra você e para sua empresa.
Alexandre Borin Cardoso
CEO da Prestus®
–
Falando sobre trabalhar de casa, recomendamos muito o artigo Prós e contras de trabalhar em casa.
A Prestus (empresa do Alexandre) entrega soluções de assistente virtual. Para ver mais, clique aqui.
————————————————————
Veja também:
- 3 formas interessantes de aproveitar o tempo livre no trabalho
- 6 dicas para não se transformar em um Workaholic
- Como eu faço para lidar com o medo