A maioria dos empresários (58%) de micro e pequeno porte afirma não possuir conhecimento sobre os temas “sustentabilidade” e “meio ambiente”. Apesar disso, 72% entendem que as micro e pequenas empresas (MPE) devem atribuir alta importância à questão do meio ambiente e 79% acham que as empresas que adotam ações de preservação do meio ambiente podem atrair mais clientes.
O resultado é da sondagem “O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade”, realizada pelo Sebrae Nacional a fim de avaliar o nível de percepção dos donos de MPEs sobre os temas. Foram entrevistados 3.058 empresários do segmento em todo o país.
Muitos empreendedores enxerguem ganhos diretos para as empresas, entretanto, para outro grupo também expressivo de empresários as oportunidades de ganhos relacionadas à questão ambiental ainda não estão bem definidas. Para 47% dos empresários consultados, a questão ambiental representa oportunidades de ganhos para sua empresa; 40% não veem ganhos nem despesas; e 13% acham que a questão ambiental representa custos e despesas.
Apesar de muitos empresários terem afirmado não conhecer os conceitos de sustentabilidade, na prática, muitos já realizam ações nessa direção: controle do consumo de energia, água e papel é realizado por 80%, 78% e 68%, respectivamente. Além disso, 66% fazem coleta seletiva de lixo e 61% afirmam realizar tratamentos de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tintas.
Por outro lado, é elevado o percentual de MPEs que ainda não tem por hábito utilizar matérias-primas ou materiais recicláveis no processo produtivo (54%), realizar captação de água da chuva e/ou reutilização da água (83%) e participar do processo de reciclagem de pilhas, baterias usadas ou pneus usados (56%).
Baixe a sondagem:
O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade