As mídias sociais ganham, a cada dia, mais adeptos, e querendo ou não a empresa que tem seu nome circulando por esses meios não tem controle sobre o que está sendo dito a seu respeito. Por isso é tão importante a criação de perfis sociais, produção de conteúdos e criação de conversas em torno disso, sem deixar de lado a importância de que tais conteúdos e perfis sejam encontrados pelos usuários.
Em outras palavras, é fundamental uma estratégia de marketing em redes sociais para melhorar as métricas, compreensão e apoio estratégico necessário para crescer em todos os segmentos da empresa. Devido à proliferação de sites de redes sociais, os usuários gastam seu tempo acessando essas redes e os benefícios em termos de tráfego e otimização em mecanismos de busca tornou-se muito importante para as empresas.
Para obter um bom posicionamento em um mecanismo de busca otimização é necessário focarmos em um bom conteúdo e conseguir inbound links. Mais do que nunca, prestar atenção às redes sociais, já que a quantidade de tráfego gerado por elas é enorme.
Neste sentido a Social Media Optimization (SMO) deve ser considerada, pois é ela que nos fazer pensar na imagem da empresa. Há um velho ditado que diz: “Um cliente satisfeito contará a outros a sua experiência, mas um cliente insatisfeito irá destruir sua empresa com sua experiência.” Seja essa experiência boa ou ruim,essa nova forma de marketing é muito poderosa.
O SMO lhe dá o poder para assumir um papel ativo na gestão da sua marca por causa de sua interação com os clientes atuais e potenciais, através da análise de seus produtos, seus comentários e preocupações e a promoção contínua da sua marca.
Como você pode imaginar, a SMO é eficaz quando utilizado de forma positiva. A criação de conteúdos legítimos, a construção de relacionamentos e a geração de influência em sua comunidade são etapas fundamentais para uma ação de SMO.
Claro, nem todo mundo joga pelas regras. E podemos encontrar aqueles que querem burlar o sistema para receber os benefícios no curto prazo. O SMO pode parecer atraente para quem procura uma solução rápida, mas tenha cuidado. Tal como acontece com SEO, SMO utilizado de forma errada pode ser uma grande dor de cabeça.
Sempre costumo dizer que podemos trabalhar o SMO de duas maneiras bem simples:
- Realizando ações concretas e metódicas na rede, não implica necessariamente a promoção e divulgação do nosso conteúdo, como tal, isto é, se trata mais sobre comentar em outros blogs, participar de fóruns, grupos de redes sociais e qualquer espaço onde a rede está presente. Os anglo-saxões chamam essas ações de “engajamento”.
- Aplicando elementos das mídias sociais ao conteúdo publicado, colocando ícones e funções para facilitar a assinatura (RSS) e o compartilhamento de conteúdos através da Internet usando os aplicativos disponíveis, como os agregadores (Delicious), social news (Dihitt), Like button (facebook), assim como widgets que permitem compartilhar vídeos (YouTube) e fotos (Flickr).
Você poderia dizer que o SMO está intimamente relacionado com ORM (Online Reputation Management), porque de alguma forma contribui para a boa imagem da marca e o posicionamento ideal do mesmo.
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