Brasília – Uma avaliação dos 20 anos de existência do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e os rumos e oportunidades para a região nas próximas décadas serão os assuntos centrais do terceiro Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex), que acontece nos dias 1º e 2 de dezembro, em Curitiba (PR). O evento reunirá empresários de pequenas e médias empresas e os principais órgãos de interveniência no comércio exterior dos países-membros do bloco.
“O Mercosul apresenta um forte potencial de ampliação das oportunidades de mercado para os pequenos negócios, tendo em vista o desenvolvimento mais equilibrado da região”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Possibilita também, segundo ele, maior poder de articulação na defesa dos interesses econômicos e comerciais dos países que integram o bloco junto aos fóruns multilaterais.
O objetivo do Encomex é promover a aproximação entre a iniciativa privada e os governos da região, buscando soluções e alternativas para os obstáculos ao comércio exterior, bem como favorecer a complementaridade regional e o comércio intra e extra-bloco. O Sebrae é um dos patrocinadores do evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
O gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Cesar Alvim, explica que o Sebrae participa das discussões principalmente nos temas relacionados à competitividade e ao fortalecimento dos pequenos negócios. “O Encomex comemora os 20 anos do Mercosul e consolida o desenvolvimento da cultura exportadora das pequenas empresas”, explica.
Durante dois dias serão discutidas questões como a estabilidade normativa no comércio intra-bloco, a redução das listas de exceções, o fortalecimento das instituições regionais, a mitigação das desigualdades entre os estados-membros do Mercosul, a integração energética e logística dos acordos com terceiros mercados e a competitividade internacional das empresas.
Painéis
Entre os painéis que integram a programação do Encomex estão: Desafios e oportunidades do Mercosul em um novo cenário mundial; Contribuição do comércio intra e extra-bloco para o crescimento econômico do Mercosul; Inovação como diferencial competitivo; Agronegócio e o cooperativismo no Mercosul; Mecanismos de financiamento ao comércio exterior; Impactos da variação cambial nas operações internacionais; Ações das agências de promoção comercial na América do Sul; Cenário e perspectivas de negócios para a América do Sul; Negociações comerciais Mercosul com terceiros países; Mercosul-Canadá: oportunidades e complementaridades.
Também estão programados eventos e oficinas paralelos. No encontro de negócios, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), haverá reuniões entre empreendedores interessados em identificar oportunidades de negócios e estabelecer parcerias com empresas europeias. Já o encontro com especialistas em mercados, realizado pela Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex), é dirigido a fabricantes e especialistas em mercados internacionais e empresas que pretendem iniciar exportações ou que buscam novos mercados no exterior.
Outra atividade complementar do Encomex é o balcão de atendimento do MDIC, que oferecerá atendimentos aos empresários para esclarecer dúvidas relacionadas aos aspectos operacionais de exportação e importação, bem como em temas relacionados a negociações comerciais e à defesa comercial, entre outros. Informações e inscrições podem ser acessadas por meio do link: http://mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscricao.
Serviço
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