Jose Maria Figueres, ex-presidente da Costa Rica e fundador da Red Innova, abriu o último debate do La Red Innova perguntando o segredo de cada empreendedor digital para fazer sucesso na web. “Se eu contar, vou ter que te matar”, brincou Stelleo Tolda, vice-presidente executivo do Mercado Livre. “Há 12 anos atrás, começamos um negócio sabendo que precisávamos olhar para o futuro”, explicou depois. Ele contou que baseou seu trabalho em cuidar dos profissionais e focar sempre no melhor produto que poderia oferecer aos consumidores.
Em seguida foi a vez de André Canuto, diretor comercial da Máquina de Vendas: “A primeira coisa foi se convencer de que precisávamos de algo separado da loja física. O grande desafio foi encontrar profissionais para montar isso”. Assim como eles, German Quiroga, CEO da Nova Pontocom, também lançou sua empresa para solucionar um problema que ele enxergava no mercado nacional. “Nós percebemos que o mercado precisava de algo que ajudasse as empresas a desenvolver plataformas de ecommerce”, disse. Nessa trajetória, o grande problema foi mostrar aos clientes que o comércio virtual não era apenas uma tendência: “O desafio era tentar vender a um varejista a importância de investir na web”, lembrou.
“Colocando o cliente em primeiro lugar e não prometendo o que você não pode fazer, é possível se diferenciar dos competidores” – Flavio Dias
E, por falar em varejista, Flavio Dias, vice-presidente de compras do Walmart Brasil, contou como fez sua empresa crescer: a boa e velha inovação. Para ele, antes de entrar em um mercado, é preciso identificar os modelos mais desgastados e tentar fazer diferente. “Se você pensar nos grandes varejistas, o serviço que eles oferecem é muito parecido”, comentou. Se segredo? “Colocando o cliente em primeiro lugar e não prometendo o que você não pode fazer, é possível se diferenciar dos competidores”.