X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Pesquisadores usam impressora 3D para criar ossos com crescimento customizável


Quando alguém desloca a rótula, o médico pode usar uma armação para forçar o osso de forma que ele volte para o lugar certo. Mas o que acontece com essa armação depois que o joelho se cura? Com este novo sistema, ele simplesmente derrete e some.

Uma equipe da Universidade de Washington está liderando a pesquisa. Eles usaram uma impressora 3D ProMetal — normalmente usada para imprimir peças de metal — para pulverizar ligas de plástico sobre pó cerâmico em em camadas de 20 mícrons de espessura para criar a armação. A cerâmica — fosfato de cálcio, para ser mais exato — normalmente é usada em cirurgias de substituição de osso (próteses, coroas etc.) mas com a adição de sílica e óxido de zinco, sua estrutura fica com o dobro de força.

Quando a armação está completa, ela é coberta com ingredientes de crescimento ósseo e implementada no paciente. Com o tempo, o osso coloniza a armação, crescendo na medida ditada pelo implante. Após isso, a armação começa a dissolver no corpo, sem “efeitos negativos aparentes”, de acordo com a equipe, deixando apenas o novo osso sadio no lugar. E como cada armação é impressa especialmente para cada paciente, “se um médico tiver um raio-X do problema, nós podemos convertê-lo para um arquivo CAD para fazer a armação específica”, disse Susmita Bose, coautora do estudo.

Pense nisso, nada mais de coroas douradas para dentes quebrados — você simplesmente coloca um implante e seu dente nasce de volta. Isso também poderia funcionar para criar medicações para pacientes com osteoporose. Como o tratamento usa equipamentos disponíveis e não tão caros, talvez tenhamos que esperar poucos anos para ver isso virar realidade. [Gizmag via UberGizmo]

f vM GeiuGuHo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot