No Braincast sobre a mania dos check-ins (#31 e #32) não falamos apenas sobre geosocial, mas também sobre ferramentas que o estimulam a compartilhar seu consumo de entretenimento.
Aplicativos como GetGlue, Miso e Philo disputam a preferência dos usuários – ainda que nenhum tenha se tornado referência – permitindo o check-in em programas de TV, filmes, música e afins. Assim como Foursquare e Gowalla funcionam para localização, esses apps recompensam com badges e pontos.
Lançado hoje na App Store – e já com versão para Android prometida – o IntoNow entra na concorrência dos check-ins em entretenimento, mas trazendo como novidade uma função estilo Shazam/SoundHound.
O app é capaz de identificar programas de TV, incluindo transmissões ao vivo e especificando até um episódio particular de uma série, apenas “ouvindo” alguns segundos do áudio. A tecnologia do IntoNow é semelhante ao GPS, que analisa constantemente os feeds de satélites e combina com as informações das emissoras.
A única limitação é de tempo: O aplicativo reconhece apenas programas exibidos – nos Estados Unidos – nos últimos cinco anos.
Testei diversos aplicativos que propõem check-ins em entretenimento, e além da função de reconhecimento, o IntoNow sai na frente em pelo menos um quesito: Design. É o mais bem desenhado e intuitivo entre seus concorrentes, principalmente em relação ao GetGlue, que me parece ser um ligeiro líder nesse segmento.
O que ainda não está claro, é se assim como localização e indicação de estabelecimentos, as pessoas terão a mesma disposição em compartilhar o que estão consumindo na TV. Eu, por exemplo, ainda não me prendi a nenhum desses aplicativos, e ainda que seja bem menos social, o máximo que faço é manter o meu Boxee conectado com o Facebook.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie