É até estranho pensar isso a essa altura do campeonato mas é uma pergunta que tem sido bastante feita em agências. O que é Social Media? Onde essa área deve ficar? Em mídia? Em Planejamento? Em criação? Em Atendimento? Pois é.
Social Media apareceu no mundo publicitário e fez com que a estrutura das agências tivesse que ser repensada. Estruturas montadas antes da internet e que simplesmente acrescentaram uma área “digital” para não ter que mexer no resto hoje tem que pensar melhor no que isso siginifica. Se hoje a linha entre on e off line está cada vez mais tênue (muitos acreditam que ela nem exista mais), onde colocar Social Media?
Já vi de tudo em relação a Social media. O planejamento e a criação em social media estão intimamente ligados. Na verdade, é o que para mim fica mais claro no termo Planejamento criativo. E se juntar a parte de planejamento de mídia em que se define quais os pontos de contato que determinada campanha terá. Como fica?
Isso, para mim, já é indício suficiente para colocar uma área dedicada a isso. Mas o medo das agências é que com isso, mantenha-se (ou aumente) a barreira informal entre on e off line. Que a tal convergência não aconteça na agência.
Mas uma coisa não me sai da cabeça. A convergência vai surgir a partir do momento que todas as áreas da agência envolvam-se no planejamento, criação e mídia de uma ação. Já sabemos que planejar e depois acoplar a parte de redes sociais pode gerar ações estranhas.
Claro, várias ações boas foram feitas assim. Mas não acham que está na hora de testar de outra maneira? O grande problema é que na rotina da agência, de todo mundo ocupado todo tempo, conciliar as agendas acaba se tornando um martírio. E aí todos acabam perdendo. O hábito de colocar social media depois em uma ação também faz com que os responsáveis por Social Media na agência achem normal e acabem fazendo.
Então gostaria de fazer uma enquete. Onde você acha que Social Media deve ficar numa agência?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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