A Microsoft se uniu ontem ao Google e à Apple na lista de empresas que têm sistemas operacionais móveis com bugs sérios no sistema de SMS. Uma falha descoberta por um dos leitores do site WinRumors revelou que ao enviar uma mensagem específica a smartphones com a versão 7.5 do Windows Phone pode não só reiniciar o aparelho como também desativar completamente o aplicativo messaging hub.
O vídeo abaixo demonstra um pouco de como a falha ocorre, mas basicamente trata-se de um ataque via mensagem de texto e que contém alguma coisa capaz de travar o aparelho e o aplicativo de mensagens, impossibilitando que ele seja aberto. Só é possível reativá-lo com uma restauração completa do celular em questão, o que implica a exclusão total dos dados.
Ainda de acordo com o WinRumors, a mensagem que explora a falha pode ser enviada tanto por SMS como por Windows Live Messenger como por bate-papo do Facebook. Assim que o Windows Phone recebê-la, o comportamento será o mesmo.
O leitor que descobriu a falha e os editores do site já estão tomando as medidas para reportar a falha para a Microsoft de forma confidencial, já que não existe nenhum meio de contornar esse problema ainda.
Artigos relacionados:
- Nokia Lumia 800: veja o aparelho rodando Windows Phone 7 (vídeo)
- Atraso em atualização do Windows Phone 7 é culpa dos fabricantes
- Microsoft libera (ou quase isso) a pirataria do Windows Phone 7
Bug no Windows Phone faz aparelho reiniciar com mensagem maliciosa