Festas e confraternizações de empresas são muito comuns no final do ano. Mas ainda mais frequentes do que esses eventos são as dúvidas de como se comportar neles. E não só quanto a evitar “micos”, mas também a tirar o maior proveito possível da ocasião – afinal, a festa dura uma noite, já suas consequências… Pensando nisso, a revista Inc separou algumas dicas infalíveis para você não se arrepender de ter ido e ainda voltar com mais motivos para comemorar.
1. Aposte em um “look” produzido. É sempre melhor estar arrumado demais do que de menos. De qualquer forma, não se esqueça do bom senso para não parecer uma árvore de Natal. Na dúvida, opte pelo modelo mais elegante.
2. Beba com moderação. Muitas empresas não oferecem álcool em suas comemorações, mas, se a sua o fizer, controle a vontade de extravasar na bebida. As pessoas não estarão só vendo, mas também esperando alguém pisar na bola e torcendo por isso. Não seja essa pessoa!
3. Socialize. Tem dias em que temos preguiça de tudo, inclusive de fazer “uma social”, mas que não seja na mesma data da festa. É importante sair da zona de conforto e não grudar só nas pessoas com que você trabalha todos os dias. Procure conversar com conhecidos de outras áreas e funções. Além disso, também é interessante socializar com os parentes e convidados dos seus colegas e funcionários, deixando-os mais confortáveis durante a festa.
4. Agradeça. As confraternizações são uma ótima oportunidade de agradecer a todos que te ajudaram ou colaboraram com o seu trabalho. E não se esqueça dos organizadores da festa, patrocinadores e colaboradores. Saber agradecer e reconhecer o valor dos outros é fundamental para a carreira profissional e também para a vida pessoal.
5. Fique de olho nos colegas. Alguns membros de sua equipe podem não saber dessas dicas e acabar fazendo escolhas não muito acertadas. Tente, na medida do possível, mantê-los fora de problemas e confusões. Todos saem ganhando.
6. Fique até o seu chefe ir embora. Tão importante quanto a pontualidade na hora da chegada é ficar até a saída de seu chefe (caso você tenha um). É o protocolo.
Com essas dicas, você vai poder celebrar o bom ano que passou e ainda se lembrar da festa como algo bom e produtivo. E que venha 2012!