É consenso entre os profissionais de Marketing Digital falar da importância de um blog e das mídias sociais como parte essencial da estratégia online de uma empresa.
O problema é que sobram empresas que seguem o primeiro passo desse conselho, mas depois acabam não escrevendo coisas relevantes e interessantes para o seu público. Isso vai desde o extremo das empresas que só escrevem coisas na linha do “bom dia” ou “como estão?” no Twitter, até aquelas que são meio egocêntricas no seu blog, só publicando posts sobre eventos/festas na empresa, últimas aparições na mídia, novos projetos, etc.
O resultado é que esse tipos de tweets e artigos quase nunca são lidos ou compartilhados, o que faz com que o investimento de tempo e dinheiro da empresa se transforme em algo que não vai dar nenhum tipo de retorno, e isso se deve principalmente a falhas na hora de escolher o conteúdo para esses canais.
Para ajudar essas empresas a entender e repensar sua estratégia de conteúdo, trouxemos algumas das coisas que sabemos que funcionam muito bem:
Quem é seu cliente?
O primeiro passo na hora de definir o tema da sua empresa é pensar no público alvo, no comprador. Na maioria das vezes o erro já acontece aí: muitas empresas escrevem para si próprias, não para seu público.
Ajuda muito nessa etapa a criação de “personas”, que são nada mais que um personagem que represente seu cliente típico.
Pense em perguntas como:
- Quem é o meu potencial cliente? O que ele faz?
- No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra minha solução? E qual o cargo de quem compra?
- Qual o nível de instrução do meu público? Quais seus desafios e obstáculos?
- Quanto de conhecimento ele já tem sobre o meu mercado? Que tipo de coisa ele se interessaria em aprender sobre o meu setor?
- Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
- Quem influencia suas decisões?
Essas perguntas vão formar o personagem. Existem empresas que levam isso muito a fundo, dando nomes e criando até mesmo bonecos com a persona.
Isso facilita na hora de lançar um novo conteúdo. Antes de escrever, é só pensar e discutir com equipe se de fato o “Joãozinho” se interessaria por isso.
Encaixando sua empresa com o interesse do público
Para a grande maioria dos negócios, é importante não cair na armadilha de perder o foco. Tentar fazer humor ou falar de coisas cotidianas que não tenham relação com o mercado pode ser interessante para algumas pessoas, mas não vai contribuir para sua empresa da melhor forma possível.
O grande segredo de um blog que gera resultados de Marketing e Vendas é encaixá-lo na forma como seu público alvo aprende sobre seu mercado ou tema do seu negócio.
Exemplificando com o nosso próprio caso: só sente a necessidade de compra de um software ou serviço de Marketing Digital quem tem interesse e busca aprender sobre o tema. Esse aprendizado costuma ocorrer de diferentes formas: palestras, livros, pesquisas no Google e recomendações de conhecidos nas mídias sociais, etc.. É exatamente aqui que encaixamos o nosso marketing: buscamos ensinar Marketing Digital produzindo conteúdo relevante através desses diferentes canais.
Como identificar os tipos de postagens que funcionam
Com o tempo sua empresa começa a identificar o que é relevante para o público e o que não é.
Se você estiver começando, no entanto, existem alguns tipos de perguntas sobre sua área que costumam atrair atenção e podem ajudar na produção (ou curadoria) de conteúdo:
- O que é….?
- Por que você (sua empresa) deve se importar com…?
- Quais os benefícios de…?
- Como fazer…?
- Quais os erros mais comuns de…?
- Quais as melhores práticas em…?
Além das famosas listas:
- As 5 melhores formas de…
- 10 dicas para melhorar….
- Os 8 passos para…
Por que isso funciona?
Essa tática funciona extremamente bem por diferentes motivos.
O primeiro é ser relevante para quem lê. O conteúdo que educa, ajuda ou entretém atrai a atenção de forma muito fácil do que simples propagandas, além de receber mais links e ser mais compartilhado nas mídias sociais.
O segundo é que esse tipo de conteúdo sobre o tema do mercado ajuda sua empresa a conquistar credibilidade e se posicionar como referência. Você está o tempo todo colocando seu conhecimento à prova, mostrando o quanto sabe do assunto e é confiável. Isso é muito importante, principalmente para empresas B2B, já que o comprador tem grande responsabilidade e precisa confiar no seu fornecedor antes de realizar a compra.
E terceiro porque quanto mais seu cliente aprender sobre seu negócio, mais ele chega perto do momento ideal de compra. Isso acelera o ciclo de vendas e toma menos tempo dos vendedores.
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