Saber lidar com pessoas é um pré-requisito essencial para todos os tipos de negócio. Tratar os consumidores com respeito, cordialidade e simpatia – em qualquer hora e todos os dias – é regra. Mas como reagir quando os clientes fazem perguntas e solicitações estranhas? A companhia aérea britânica Virgin Atlantic realizou uma pesquisa com cerca de 3.000 funcionários, entre pilotos e comissários de bordo, para saber quais foram as frases mais inusitadas que já ouviram. O resultado foi publicado no site da CNN.
Acostumados a voar para diversos destinos e, consequentemente, a lidar com pessoas de nacionalidades diferentes, a tripulação respondeu coisas inacreditáveis:
“Você poderia me mostrar onde ficam os chuveiros?”
“Você poderia levar os meus filhos para a sala de brinquedos?”
“Vocês servem lanches do McDonald’s?”
“Seria possível abrir as janelas?”
“Você poderia trazer uma xícara de chá, um livro e fazer uma massagem na minha Barbie?”
“Por favor, você pode pedir para o piloto parar a turbulência?”
“Vocês poderiam desligar o motor? Ele está fazendo muito barulho.”
Segundo a gerente de relacionamento com o cliente da Virgin, Caroline Lynam, é importante que a empresa busque oferecer sempre o melhor serviço possível aos clientes. “Contudo, há algumas solicitações que até nós achamos desafiadoras.” A declaração da funcionária é inteligente e deveria servir de exemplo. Nem sempre estamos bem-humorados e há dias em que dá vontade de dar respostas não muito educadas. Quem trabalha diretamente com o público sabe que não há lugar para esses “dias” no calendário da empresa. É preciso ter paciência e consideração com quem está usufruindo de um serviço oferecido pela sua empresa e tentar tirar o melhor proveito possível da situação. Quem sabe, de uma pergunta aparentemente tola, não surge uma ideia inovadora?