Sentir-se confortável com o trabalho que tem que ser feito é o primeiro passo para fazer alguma coisa bem feita.
O Conforto leva a Confiança, a Confiança leva a Auto-estima, a Auto-Estima leva a Venda.
O processo tradicional de vendas é composto por diferentes fases que precisam acontecer dentro de um determinado período de tempo para que o vendedor consiga fazer o cliente se sentir confortável em comprar.
Existe a fase de prospecção de clientes, a fase de qualificação, a fase de avaliação de necessidades, a apresentação, fechamento, pós-venda etc.
Cada fase da venda exige que o vendedor domine uma habilidade diferente. A habilidade de escrever uma proposta comercial, por exemplo, é completamente diferente da habilidade de fazer uma apresentação técnica de produtos; a habilidade de qualificação de clientes em uma reunião de negócios é completamente diferente da habilidade de fazer pós-venda e ser recebido por quem decide.
Entretanto, contudo, todavia, a grande maioria dos gestores de vendas mandam os vendedores fazerem de tudo – como se os caras fossem capazes de dominar todas as habilidades necessárias para efetuar a venda.
Não existe isso.
O gerente de vendas precisa perceber quem domina a habilidade de prospecção de clientes e alocar o profissional para fazer “só” isso.
Ao invés de forçar todos os vendedores a fazerem apresentações de vendas, o gestor de vendas deveria selecionar o profissional que se sente mais confortável com o público e nomeá-lo como Embaixador da Empresa.
Em 2012 encontre a sua Zona de Conforto e fique nela!
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.