Este texto faz parte da coluna da Plataforma Brasil feito especialmente para os leitores do Saia do Lugar.
Por: Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial.
Finalmente nos despedimos de 2011 e entramos com o pé direito ou não, em 2012, repleto de desafios, obstáculos, dias de sol, de chuva, calor e frio. Mais um ano, mais uma jornada, mais um capítulo para a história pessoal de cada um de nós, empreendedores ou não.
Após as tradicionais reflexões de final de ano, depois dos pedidos e votos para o ano que vai entrar, é chegada a hora de colocar a mão na massa. Com ou sem férias, com fôlego renovado ou ainda esgotado, o fato é que aquela história de que o ano só começa mesmo em fevereiro ou após o carnaval ficou para as lendas do passado.
Tenham certeza disso, no horizonte de sete a dez dias tudo voltará absolutamente ao normal e 2012 seguirá com toda a sua força.
Contando ou não com um planejamento detalhado para o que pretende realizar, o momento é especialmente promissor para rever aqueles projetos colocados de lado, por falta de tempo, ou por conta da existência de outras prioridades e até mesmo pela própria rotina e seus tradicionais problemas e problemões que invariavelmente tem o poder de nos colocar fora de foco ou em outras trajetórias.
Em muitos casos, no meio de um conjunto de esboços ainda não amadurecidos, pode residir algo efetivamente relevante para o seu futuro como empreendedor, ou para sua sobrevivência empresarial. Em resumo, este é um ótimo momento para dedicar-lhes alguma atenção.
Vamos lá:
1. Reúna todo o material referente aos projetos que foram colocados de lado. Textos, apresentações, observações e referências técnicas ou negociais, assim como os contatos relacionados;
2. Faça uma avaliação realista e cuidadosa do seu empreendimento, incluindo não apenas o modelo de negócio vigente, mas também a sua viabilidade operacional;
3. Identifique os pontos convergentes entre o panorama avaliado e os projetos e ideias disponíveis;
4. Observe cuidadosamente a proximidade destes projetos com a linha de foco da sua empresa. Pode ser totalmente convergente e fortalecedor, assim como pode representar um distanciamento total;
5. Faça uma avaliação de viabilidade, inicialmente usando um apurado senso crítico e uma certa dose de prudente ceticismo;
6. Se o projeto sobreviver ao passo anterior, se ele conseguir superar o seu ceticismo, passe para uma avaliação de viabilidade econômica, produzindo um fluxo de caixa conservador e o mais detalhado possível, onde o máximo de variáveis possam ser consideradas, produzindo com isso os testes necessários de stress;
7. Se o projeto for aprovado de acordo com esses parâmetros técnicos de avaliação, pense se está mesmo disposto a seguir em frente. Esse processo é interno, pessoal, solitário e intrasferível.
8. Caso esteja convencido, passe a articular o apoio de sócios, colaboradores e parceiros;
9. Uma vez tenha conquistado o comprometimento necessário, realize com os apoiadores um planejamento de execução detalhado, compartilhado e exaustivamente discutido;
10. Execute e avalie os resultados. Esteja sempre atento para abortar o projeto antes do ponto de “não retorno”.
Feliz 2012!
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