Hoje a Microsoft publicou um comunicado dando conta de um processo jurídico contra Comet, uma distribuidora de eletrônicos do Reino Unido.
A empresa alega que a Comet teria vendido mais de 94.000 cópias ilegais do Windows XP e do Windows Vista na forma de discos de restauração do sistema. De um lado, a distribuidora culpa a própria Microsoft por ter parado de fornecer discos originais com a venda de novos computadores pessoais em 2007.
Segundo a Comet, se uma partição do disco era perdida por exemplo, a única maneira do cliente restaurar sua máquina era ou enviar o computador de volta para a loja ou comprar uma nova licença do Windows, o que nem sempre significava ter a máquina exatamente como estava antes da pane.
Do outro lado, a Microsoft diz que espera “muito mais de seus distribuidores e que seus clientes merecem mais do que isso – não é justo”.
O que parece ser ignorado pela Comet (e algo que fatalmente lhes custará a cabeça nos tribunais) é o fato de que se o computador vendido na loja contém uma licença original do sistema operacional, um simples download a partir do site do fabricante resolve parte do problema do cliente.
Sim, no caso do Windows XP/7, se o caso de formatar a máquina resolver. O usuário pode então queimar quantos cópias pessoais quiser, desde que utilize apenas a licença de sua propriedade. Formata, reinstala, voilá. Agora, já para restaura-la por meio de um download diante de alguma pane eventual, aí é que são outras… e isso é de fato um problema.