Brasília – O programa Negócio a Negócio, implementado pelo Sebrae em todo o país, atendeu mais de 440 mil microempresas em 2011. Com mais de dois mil Agentes de Orientação Empresarial (AOE) em campo, o programa totalizou 1,2 milhão de atendimentos, que ajudaram a promover a competitividade desses pequenos negócios. A meta para 2012 é atingir 1,8 milhão de atendimentos, com orientações sobre gestão empresarial a 600 mil microempresas.
“É um verdadeiro exército atuando em todo o país para promover a melhoria na gestão das microempresas”, diz o diretor-técnico no exercício da presidência do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Qualificar a gestão desses pequenos negócios para torná-los mais competitivos frente à concorrência crescente e às oportunidades nos próximos anos é um desafio que o programa Negócio a Negócio ajuda a superar.
Nessa perspectiva, é fundamental ganhar eficiência, reduzir custos e faturar mais. “O programa nacional é um passo primordial em direção ao melhor posicionamento das microempresas”, pondera Carlos Alberto. “Melhorar a gestão do próprio negócio significa aperfeiçoar seus processos, produtos e serviços, bem como seu posicionamento no mercado”, diz.
Conforme a coordenadora nacional do programa, Carolina Moraes, o atendimento feito pelo AOE abrange três visitas a cada microempresa participante. Na primeira delas, o agente faz um diagnóstico para avaliar questões básicas de gestão, operação e finanças. No segundo encontro, entrega uma devolutiva ao empresário com sugestões de melhorias, além de um plano de ação e um caderno de ferramentas. Já na última visita, o agente verifica e acompanha a implantação das melhorias sugeridas anteriormente.
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