Hoje faz exatamente 5 anos que Steve Jobs lançou o aparelho que mudou o mundo para sempre, o iPhone.
Eu me lembro como se fosse hoje. Eu estava em Las Vegas participando da CES 2007 – o centro do universo para todo o mundo da tecnologia de consumo (com exceção do mundo Apple), quando o anúncio do Steve Jobs eclipsou mais de 20 mil lançamentos de produtos de mais de 5 mil fabricantes de tecnologia.
Absolutamente TODAS AS PESSOAS presentes em Las Vegas ficaram pasmos com o que acontecia em São Francisco. A vontade da turma era pegar o primeiro avião e colocar as mãos imediatamente no iPhone.
De uma hora para outra TUDO de mais fantástico que se apresentava em Las Vegas perdeu seu brilho. De uma hora para outra todo mundo começou a achar aqueles notebooks, televisões 3D, wireless, relíquias do século passado.
Eu não estou brincando. A notícia do dia em toda a internet e Las Vegas naquele 9 de Janeiro de 2007 era sobre como uma empresa que NÃO PARTICIPAVA da CES naquele ano havia chamado MAIS ATENÇÃO do mundo do que todas as empresas presentes na feira.
O iPhone original era de alumínio, tinha uma câmera de 2 megapixels, era vendido em dois modelos, de 4 GB e 8GB, e estava limitado aos apps instalados no iPhone – Safari, iPod, Mail, Calendar, Photos, Ações, Clima e Calculadora. Ainda não existia a loja da aplicativos.Os primeiros apps só vieram a ser lançados 12 meses depois.
Eu ainda tenho o iPhone original, e ainda uso. O bicho funciona perfeitamente bem e está ativo. As fotos abaixo foram tiradas há pouco e mostram o iPhone original em funcionamento. Eu comprei o meu primeiro iPhone da primeira geração em Las Vegas poucos meses depois do lançamento oficial no dia 9 de Janeiro.
Antes do iPhone, a indústria de telefonia acreditava que o smartphone era um bicho para executivos lerem e-mails, e ponto final. Foi a APPLE que QUEBROU TODOS os paradigmas – como já havia feito com o computador – e mostrou para o mundo que o smartphone poderia ter outras funções e mercados.
Em 2007, a RIM, criadora do Blackberry e a Nokia – líder dos celulares, achavam que o iPhone era uma viagem, um produto sem futuro. Ambas quebraram a cara. O iPhone alcançou a liderança de mercado em tempo recorde. Hoje, 2011, o Blackberry perde mercado a cada trimestre enquanto a Apple cresce dois dígitos por trimestre.
PARABÉNS iPhone!
PARABÉNS Apple!
PARABÉNS Steve Jobs!
Confira agora a fantástica e histórica apresentação de lançamento do iPhone feita pelo Steve Jobs no dia 9 de Janeiro de 2007.
E para fechar, confiram o primeiro comercial de televisão do iPhone.
Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.
Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.