Global Game Jam é um evento anual que reúne desenvolvedores de jogos de todos os cantos do mundo. Em 2012 o evento acontece entre 27 e 29 de janeiro, com o intuito de estimular a criatividade de pessoas envolvidas na criação de jogos digitais e desenvolver um game em até 48 horas.
Com “sites” de desenvolvimento espalhados pelo mundo, o evento é livre para qualquer pessoa interessada, até para quem mora aqui no Brasil. Para participar basta ver as regras e se inscrever em algum dos sites participantes.
Pra quem nunca ouviu falar ou participou de um Game Jam, funciona mais ou menos assim: desenvolvedores, artistas, sonoplastas e designers de games se reúnem em times, recebem um tema, devem seguir certas diretrizes técnicas e têm um determinado tempo para completar sua produção.
O tema e outras regras só são reveladas no primeiro dia do evento e todo o conteúdo deve ser criado durante o tempo determinado.
Para participar não precisa ser um expert em programação orientada a objeto ou um artista profissional. Muitas equipes preferem trabalhar com ferramentas para desenvolvimento de jogos que exigem menos conhecimentos em programação — como Game Maker e RPG Maker — e estilos de arte mais simples. Há muita liberdade, normalmente os melhores projetos são os mais criativos, com ideias mais excêntricas. Os jogos desenvolvidos durante o evento são enviados para o site do Global Game Jam e ficam disponíveis para que outras pessoas joguem, não há premiações ou vencedores.
Para participar basta acessar o site do Global Game Jam, cadastrar-se como Jammer e escolher em qual jam deseja participar. Você pode checar os jam sites participantes aqui; são 17 sites nacionais, incluindo cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas e muitas outras.
No momento temos cerca de 400 jammers brasileiros inscritos. Não perca tempo, pois essa pode ser sua chance de conhecer outros desenvolvedores e entrar para o ramo de produção de jogos.
Desafio de construir game em 48 horas acontece em 17 cidades brasileiras