São Leopoldo – Uma máquina, uma prensa e apenas um funcionário trabalhando em um prédio alugado na cidade de São Leopoldo (RS). Assim começou, em 1963, a Ingabor – Indústria Gaúcha de Artefatos de Borracha, gerenciada pelo químico Luiz Ferruccio de Rose Calvo e o administrador Sady Clóvis Nabinger. A experiência, aliada a uma trajetória de trabalho e qualificação contínua em gestão e produção, fez com que a pequena empresa se destacasse no mercado e, em 2011, conquistasse o primeiro lugar na categoria Indústria do Prêmio MPE Brasil.
“Através do nosso planejamento estratégico e do crescimento sustentável do negócio, visamos obter lucro nas operações, incentivar o conhecimento dos colaboradores, buscar a certificação ambiental e oferecer ao nosso cliente a melhor solução em borracha”, destaca Roberto Adolfo Ely, gerente de negócios da empresa.
Segundo Luiz Calvo, desde o início a empresa tem vencido desafios. “Uma pessoa fazia quase tudo: comprava os materiais, atendia aos clientes, ia ao banco e principalmente ao correio, pois os pedidos eram feitos por cartas. Na década de 60, precisávamos medir o uso de energia elétrica, que era escassa. Não era possível ligar os três motores ao mesmo tempo. No inverno, a situação se agravava. Para esquentar um rolo do misturador, usávamos um maçarico a gás”, lembra. Peças de vedação de transformadores elétricos, peças para freios automotivos, ferroviário e farmacêutico eram os principais produtos vendidos pela empresa.
Cerca de 15 anos depois, em 1977, os empresários sentiram a necessidade de ampliar o espaço físico do empreendimento para acomodar melhor os produtos e os funcionários. Mudaram-se para uma nova sede, também em São Leopoldo, onde permanecem até hoje. De lá pra cá, a Ingabor só cresceu. A demanda de pedidos aumentou e o número de prensas e funcionários acompanhou a expansão. O interesse e a necessidade em qualificar a gestão e a produção também cresceu.
A parceria com o Sebrae no Rio Grande do Sul surgiu em 1995, quando a empresa aderiu ao Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). ” O objetivo era implantar, de forma mais estruturada, o sistema de qualidade, que rendeu muitos frutos e continua rendendo”, destaca o gerente de negócios. Depois desse primeiro contato, a Ingabor e o Sebrae passaram a andar lado a lado. A empresa integra o Projeto Polo Setorial Metalmecânico do Vale do Sinos, Caí e Paranhana. Há doze atrás, no ano 2000, a empresa recebeu o ISO 9000, que contribuiu para a abertura de novos mercados e clientes.
A Ingabor também foi expositora na feira Mercopar, onde participou das Rodadas de Negócios. Concorreu, pela terceira vez, ao Prêmio MPE Brasil, conquistando o primeiro lugar na sua categoria em 2011. Além disso, a Ingabor aderiu ao novo projeto do Sebrae no Rio Grande do Sul, na área Metalmecânica, com atividades programadas para o período 2012/2013. “Antes, a empresa tinha como foco entregar produtos com alta qualidade. Após a implantação dos processos de aperfeiçoamento, principalmente na gestão, os produtos continuaram muito bons, mas melhoraram também os serviços, as relações entre fornecedores, clientes e colaboradores “, ressalta Luciana Morlin, Gerente de Qualidade da empresa.
Ações
“Temos em mente um conjunto de ações. A prioridade é a qualidade do produto, fundamental para o reconhecimento no mercado. Em seguida, o serviço de desenvolvimento de peças conforme especificação. Uma terceira preocupação é com o atendimento rápido e preciso. Logo depois vem a confiabilidade, cumprir os prazos estabelecidos com os clientes e fornecedores. Por último, o respeito com as pessoas, sem as quais não conseguiríamos atingir nossos objetivos “, conclui Luciana.
Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae/RS: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias