Liderar parece uma coisa simples. Afinal, tudo se resume a mandar e os outros obedecerem, não é? Que nada. Esse é um dos maiores erro de muitas pessoas, inclusive empreendedores.
Os líderes formais acreditam que quando a equipe está insegura é mais fácil de liderar, pois as pessoas permitem tudo. Já os líderes morais incentivam e ensinam a sua equipe, destacando o valor individual de cada um.
Os líderes formais querem tomar conta de tudo e não delegam tarefas para ninguém. Eles também têm dificuldade de confiar nos seus funcionários. Os líderes morais buscam estabelecer um ambiente de trabalho cordial. Investem em relações de confiança, credibilidade e valorização de cada peça do seu time.
Os líderes formais valorizam o seu posto de chefe ou patrão e se esquecem dos outros postos da sua empresa, que são tão importantes quanto o dele. Os líderes morais sempre estão dispostos a aperfeiçoar o coletivo e estão abertos a feedbacks, mesmo quando ouvem o que não gostam.
Os líderes formais não conseguem enxergar o potencial dos funcionários. Já os líderes morais trabalham junto à equipe e desenvolvem soluções para problemas dos funcionários.
Os líderes formais acham que quando a empresa consegue algum resultado satisfatório, o mérito é dele. Os líderes formais focam nos resultados de todos e acha que vitória do funcionário é sucesso da empresa.
via blogdosempreendedores.com.br