A resposta veio a galope. Ontem eu comentei por aqui sobre a propaganda que a Microsoft publicou em jornais estadunidenses recomendando que os insatisfeitos com serviços do Google migrem para os da companhia. Ainda na quarta-feira (01/02) um funcionário do Google publicou uma breve resposta para os “mitos” que a publicidade da MS levanta.
“Nossos controles de privacidade não mudaram. Ponto final.” Seguem-se sugestões de como acabar com os rastros do usuário nos mais diversos serviços da empresa, de acordo com o artigo. Esses usuários ainda podem entrar no gerenciamento de preferências de anúncios para verificar exatamente quais dados o Google coletou para apresentar os anúncios mais interessantes (e rentáveis) nas páginas com AdSense.
O Google responde que “ninguém além de você lê o seu email”. Explicação: “assim como a maioria dos grandes provedores de email” há computadores que escaneiam as mensagens para detectar as mensagens de spam e exibir os anúncios que são mais relevantes para o usuário. Em outras palavras, não tem um funcionário do Google que entra em mensagem por mensagem para posicionar propaganda de companhia aérea numa thread do Gmail sobre futura viagem — um sistema automatizado faz isso.
Vários outros produtos do Google são citados na resposta que você lê aqui (em inglês).