confirmação de que a rede social Facebook se prepara para uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) na bolsa em Nova York na próxima semana fizeram ressurgir especulações sobre o real valor da companhia, que poderia girar entre US$ 75 bilhões e US$ 100 bilhões.
Fundado em 2004 por Mark Zuckerberg, quando ele estudava em Harvard, o Facebook conta atualmente com cerca de 800 milhões de usuários em todo o mundo.
Segundo o especialista em tecnologia da BBC Rory Cellan-Jones, o que está em jogo nessa oferta pública de ações é o valor que têm esses milhões de usuários.
“O mundo está aguardando a operação mais esperada desde o IPO do Google, fica claro que o que está à venda é você – usuário – e seus 800 milhões de amigos.”
O Facebook, assim como o Google, está no setor de propaganda e introduziu uma maneira radical de atingir seus consumidores, afirmou Cellan-Jones.
“Com o Google, isso ocorria pelas nossas buscas; com o Facebook, pelos nossos ‘Curtir’ e outras informações que colocamos livremente no site.”
via BBC.