O artigo de hoje foi mandado por Marcio Okabe, diretor da Konfide, consultoria em marketing digital
Ouvi de uma amiga de Salvador uma estória pode ser uma excelente metáfora para gerar mudanças em muitos empreendedores.
A estória é sobre dois monges, um aprendiz e outro muito sábio, que foram visitar um sítio bem pobre no qual morava uma família. O monge mais velho falou para o aprendiz que ele deveria fazer o que fosse pedido sem questionar.
Chegando na humilde casa, notaram que a família era composta por um casal e três filhos. Eles estavam mal vestidos e claramente passavam necessidade. O monge mais velho então perguntou para o pai de família o que eles faziam para sobreviver.
Ele respondeu que tinham uma vaquinha que apesar de magrinha, dava o sustento necessário para irem tocando a vida. O monge agradeceu e se despediu da família.
Ao saírem da casa, o monge mais sábio falou para o aprendiz “Pegue a vaquinha e jogue-a do precipício.”
O aprendiz arregalou os olhos e tentou questionar que a vaquinha era o único meio de sobrevivência daquela humilde família. Porém, ao perceber o olhar do mestre, cumpriu a ordem a contragosto.
Depois de alguns anos, o monge mais novo ficou com remorso e decidiu voltar ao mesmo sítio para ver o que tinha acontecido com a família. Chegando lá, notou que o jardim estava florido e com vários animais, incluindo diversas vaquinhas.
Ao entrar na casa ele percebeu que tudo havia mudado, porém era a mesma família. Então ele questionou:
– Puxa, percebemos que a vida melhorou bastante para vocês, o que houve?
E o pai de família respondeu:
– Depois que vocês foram embora há alguns anos, a nossa vaquinha caiu do precipício e morreu. Achamos que seria o fim do mundo, mas tivemos que nos adaptar e descobrimos habilidades e competências que não conhecíamos em nós mesmos.
Aquele acidente nos forçou a buscar oportunidades e novas fontes de renda que não havíamos pensado enquanto estávamos satisfeitos com a vaquinha.
Moral da história
Todos nós temos uma vaquinha, porém em alguns momentos é necessário matá-la para abrir espaço para novas oportunidades.
Esta história me marcou bastante, pois percebo que ao longo de mais de 10 anos como empreendedor já matei muitas vaquinhas ao longo do tempo, o que me fez correr atrás de novas oportunidades.
E você? Já matou sua vaquinha?
Abraços,
Marcio Okabe
–
Comentário do editor: Uma coisa que me chamou muita atenção nessa estória de Marcio é que muitas vezes algo que inicialmente parece ser muito ruim, na verdade pode ser uma porta aberta para irmos muito além da nossa visão anterior.
Isso me lembra muito o que Steve Jobs falou sobre não poder conectar olhar os pontos olhando para frente, que apenas deveríamos seguir nosso coração e os pontos se conectariam quando olhássemos para trás.
Se você ainda não viu o discurso dele em Stanford, recomendo muito dar uma conferida: Discurso de Steve Jobs em Stanford
Você também vai gostar de ler:
-
Vídeo: O que você pode fazer em 1 minuto?
O vídeo abaixo, muito bem feito pela AIESEC no Brasil, nos mostra como pequenas iniciativas fazem a diferença. Clique aqui para … Continuar lendo →
-
Uma homenagem a você, que faz as coisas acontecerem
Esse sábado li um tweet muito bacana de Eric Santos, com um trecho emocionante de um discurso de Theodore Roosevelt, … Continuar lendo →
-
Se você nunca falhou, você nunca viveu
Mais do que perder dinheiro ou se machucar, o ser humano tem um medo gigantesco de ser rejeitado. Não é … Continuar lendo →