Salvador – A chegada do Projeto Pedra de Ferro à Bahia vai gerar oportunidades para a economia dos municípios de Caetité e Pindaí, no sudoeste do estado. Setores como hotelaria e alimentação devem abrir espaço para os empreendedores da região. O Sebrae na Bahia, em parceira com a empresa Bahia Mineração, lançou, nesta semana, o projeto Giro Produtivo, que vai preparar as micro e pequenas empresas (MPE) das duas cidades para atender as demandas da mineradora.
A Bahia Mineração estima que o Projeto Pedra de Ferro vai extrair cerca de 20 milhões de toneladas de minério por ano. O volume esperado deve transformar a Bahia no terceiro produtor do Brasil. Em Caetité, o Giro Produtivo conta ainda com a parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas e da prefeitura.
“A proposta do Giro Produtivo é contribuir para o desenvolvimento das MPE, tornando os empreendimentos mais competitivos”, explica a gestora do Sebrae na Bahia, Josinete Viana. “Tenho certeza que esse projeto será um sucesso. A população terá muitas oportunidades de negócios e com o apoio do Sebrae será possível aproveitá-las corretamente”, prevê o presidente da Bahia Mineração, José Viveiros.
Para a vice-prefeita de Caetité, Ana Maria Portela, projetos como esses provam que o desenvolvimento do semiárido é possível e que as MPE são as grandes colaboradoras do processo. O coordenador do Sebrae na região, Cláudio Cardoso, afirma que o incentivo aos pequenos negócios é fundamental para a sociedade. “Esses empreendimentos democratizam a riqueza nos municípios”, diz Cardoso.
O empresário do ramo de laboratórios de análises clínicas, Luiz Carlos Pimenta, comemora a iniciativa. “O apoio do Sebrae vai possibilitar uma visão mais profissional do trabalho” aponta. “Esse projeto vai suprir a carência de orientação sobre gestão do comércio local”, comeneta Douglas Portela, proprietário de uma farmácia em Caetité.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9122-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias