X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Brasil deve apostar no mercado de startups


São Paulo – Nos últimos anos, o Brasil experimenta uma forte onda de criação de startups – empresas nascentes e inovadoras – que, segundo especialistas, vieram para ficar. Mas, há ainda um pouco de “oba, oba” nesse mercado, afirmou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “Hoje, são três mil empresas registradas por dia. É uma grande energia criativa que tem um pouco de moda, mas muito de modelo a ser seguido”, disse. Ele participou de um debate com especialistas no assunto no palco Campus Empreendedorismo, na noite dessa sexta-feira (10), no espaço Arena da Campus Party, em São Paulo.

O desafio brasileiro, de acordo com o diretor do Sebrae, é canalizar a energia criativa das startups para novas formas de empreender. “Uma boa ideia e uma boa invenção podem ficar só nisso, se não tiverem um modelo de negócios para seu desenvolvimento”.

O professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e CEO da Gaia Criative, Gil Giardelli, acredita que é preciso aproveitar o atual momento brasileiro, em que investidores do mundo todo estão olhando para o país, e desenvolver um modelo nacional de startups. “Estamos copiando muito o que vem de fora. Está na hora de prestarmos atenção em modos diferentes de fazer negócios no Brasil”. Ele citou como exemplo a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae em vários estados. “Em uma feira do Nordeste, conheci uma senhora que criava cabras e que queria saber como inovar. Os empreendedores de startups precisam olhar para essas oportunidades de novos negócios”, destacou.

Para o curador de empreendedorismo da Campus Party 2012, Marcelo Pimenta, os empreendimentos de tecnologia que estão nascendo trazem inovação ao mundo corporativo e fazem com que grandes empresas mudem seus modelos de negócios tradicionais para se adaptar. 

 Fundador de uma das mais bem-sucedidas empresas de comércio eletrônico do país, Fabio Seixas, da Camiseteria, acredita que o conceito de startup é tão importante que deve permanecer vivo, mesmo depois do empreendimento se tornar algo maior. “As startups testam modelos de negócio o tempo todo. Esse formato precisa ser adaptado para as empresas, em núcleos de inovação e desenvolvimento de produtos e processos”.

Yuri Gitahi, da Aceleradora, empresa que oferece apoio às startups, apontou que o empreendedor do Brasil ainda tem dificuldades para aceitar seus fracassos e aprender com eles. “Os modelos de aceleração americanos não se encaixam no país, porque o brasileiro não está preparado para falhar. Ao sentir que o negócio não prosperou, ele desanima, desiste e não quer contar para ninguém. Diferente do americano, que insiste e aprende com os próprios erros”.

Aprendizado

Fabio Seixas contou que tentou montar três empresas antes de ter sucesso com a Camiseteria. Ele ressaltou que falhar é muito bom para o aprendizado do empresário. “Os empreendedores, principalmente os digitais, não devem ter vergonha de voltar para casa e dizer que o negócio não deu certo. A energia precisa se voltar para um novo empreendimento, utilizando a experiência do anterior”. Seixas elogiou o trabalho do Sebrae no apoio aos empresários de negócios de micro e pequeno porte. Há seis anos, ele cursou o seminário Empretec. “É uma experiência fantástica. Qualquer um que pretenda trabalhar como empresário deve cursar o Empretec”, recomendou.

Convidado para participar do debate, Caio Santos, que desenvolveu uma startup na Bahia, apontou que ainda falta às empresas nascentes mais ajuda governamental. “As entidades e o governo não estão olhando para esse mercado como deveriam. Nós estamos fazendo a diferença em vários setores e precisamos de um apoio maior”.

O professor Gil Giardelli concluiu o debate afirmando que o país será o líder na “nova ordem mundial” e que a tecnologia é a matéria-prima do século XXI. “Temos que aproveitar este Brasil que está sonhando e desenvolver a economia criativa, a sociedade em rede e chamar o empreendedorismo mundial para participar dessa transformação”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107-9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot