Ontem, no primeiro dia de Social Media Week SP, o palco principal envolveu uma discussão interessante: como lidar com os consumidores cada vez mais ávidos por informação, e como eles reagem ao que é postado pela marca.
Na mesma, ficou claro que o preceito de assumir de mensagens bonitinhas convençam o consumidor de algo já está há muito desbancado pela cada vez mais exigente demanda de consumidores. Lembrando que, em muitas vezes eles até superam o nível de informação que a própria marca possui.
O intuito do bate-papo era definir como gerar uma audiência engajada, manter o consumidor interessado, além de promover uma verdadeira e proveitosa conversação entre marca e consumidor, satisfatória para ambos os lados.
No palco, presenças ilustres como Luiz Algarra (Designer de fluxos de conversação), Gil Giardeli (CEO @_GaiaCreative), Cris Monteiro (Gerente de Marketing da Pepsico do Brasil), Paulo Schiavon (Gerente de Mídia Online e Mídias Sociais da Tecnisa) e Natacha Volpini (Digital Media and Consumer Promotions Manager na Kraft Foods).
A palestra foi ótima (e quem não pode acompanhar de perto ainda teve a oportunidade de ver via streaming) e serviu para comprovar por pessoas que entendem do assunto que o consumidor se engaja bastante quando envolvido e questionado sobre a criação de novos produtos. Fazê-lo sentir importante é ponto primordial para o sucesso de algo (vide os novos sabores da Ruffles). Toda e qualquer ação que envolva o cliente como protaginista tende atualmente a gerar bons frutos. Eles são sedentos por informação e gostam de participar: o conceito é simples.
Outro ponto polêmico e discutido foi a importância da relevância: De nada adianta ter milhões de fãs no Facebook se não há um grau de conversação aceitável com o consumidor. Outra coisa bem legal que se pode tirar proveito é o erro comum que as empresas fazem em classificar a classe social do consumidor: isso pouco importa. O mais eficaz, nesse caso, seria avaliar o consumidor pelas linguagem e personagem que ele exerce na internet.
No fim das contas, o bate-papo lembrou até um post muito legal do youPIX falando sobre a dieta de informação. Vale conferir.