João Pessoa – Histórias de superação, persistência e empreendedorismo. Essas são algumas das características das campeãs da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, entregue na terça-feira (28), na capital. Renate Cristine de Negreiros, de João Pessoa, venceu na categoria Pequenos Negócios. Já a empresária Maria de Nazaré dos Santos Barbosa, da cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, levou o troféu em Negócios Coletivos. As duas vão disputar a final da premiação, em nível nacional.
Durante a cerimônia, Renate destacou que sua garra e persistência foram fundamentais para o crescimento da empresa. Há 12 anos, ela fundou uma fábrica de picolés, a Casitus. Hoje, sua marca é reconhecida em todo o estado e seus produtos são comercializados nas praias da capital e em grandes supermercados. “Nós, mulheres, sabemos como é difícil ser empreendedora. Espero que minha história sirva de exemplo para outras mulheres e sei que a Casitus está participando do crescimento do nosso estado. Estou orgulhosa em poder representar a Paraíba na fase nacional do prêmio”, disse.
A Cooperativa Paraibana de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar (Copaf), criada em 2005 e formada por 16 mulheres, levou o troféu na categoria Negócios Coletivos. Localizada na pequena cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, próxima a Campina Grande, de apenas dez mil habitantes, a Copaf tem gerado renda aos produtores rurais e estimulado o desenvolvimento sustentável da região.
“Esse prêmio é muito importante para os agricultores familiares. A cooperativa não teria sentido sem a força de trabalho dessas pessoas. Nosso desejo agora é transformar o município em um polo de avicultura e agricultura familiar”, disse Maria Nazaré. Ela recebeu o troféu das mãos do superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael. “Estamos aqui também para dizer que o Sebrae está junto com essas empreendedoras, construindo um novo mundo, mais justo e igualitário”, destacou.
De acordo com a gestora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, a premiação tem o objetivo de valorizar e reconhecer as trajetórias de vida de mulheres paraibanas que, com visão e perseverança, transformaram o sonho de ter seu próprio negócio em modelo de empreendedorismo feminino. Ela informou que no dia 8 de março serão conhecidas as vencedoras nacionais.
Nesta oitava edição do prêmio, o Sebrae na Paraíba recebeu 36 inscrições de mulheres empreendedoras de várias regiões do estado. As histórias inscritas passaram por um processo de julgamento, composto de avaliação e verificação in loco das informações prestadas nos relatos. Em seguida, uma comissão julgadora definiu as seis histórias vencedoras do prêmio.
Reconhecimento
As empresárias premiadas na etapa estadual recebem troféu, certificado e um selo de reconhecimento, além de um curso oferecido pela instituição e 16 horas técnicas de consultoria. As primeiras colocadas em cada categoria – Pequenos Negócios e Negócios Coletivos – irão concorrer com as vencedoras de outros estados na final nacional.
Serviço:
Sebrae na Paraíba (83) 2108.1218 – www.pb.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias