Quando se fala em tecnologia, você consegue perceber a diferença fundamental entre as empresas através de suas campanhas publicitárias. É fácil saber quem pensa em números, bytes e hardware da NASA, e quem pensa em pessoas e usabilidade.
A Microsoft nunca foi boa nisso, é verdade, mas ao lançar um comercial para promover o Internet Explorer 9 em 2012, justamente após o Google ter passado os últimos meses com ideias fantásticas e inovadoras (algumas até emocionantes) para colocar o Chrome em nossos computadores, esse abismo fica ainda mais gritante.
Não que o comercial seja ruim – está acima da média para o que a gigante de Redmond faz, publicitariamente falando – mas é totalmente expositivo, auto-explicativo e barulhento, praticamente uma apresentação em Power Point com template padrão e bullet points.
Ironicamente, a cena de “Homem de Ferro 2″ que está inclusa no comercial pode ilustrar perfeitamente o que quero dizer. Fora de contexto parece grandiosa, mas lembre-se da piada que ela é dentro da trama.
Com essa nova campanha, que inclui o site beautyoftheweb.com em HTML5, a Microsoft quer mostrar o IE9 como um browser focado no visual, que aproveita a beleza que a internet pode proporcionar, além de ser uma ferramenta útil para desenvolvedores.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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