Como têm evoluído as redes socais como um canal de comunicação no campo dos negócios? Como de costume, as empresas tendem a consolidar fases, como fazem os usuários. Não estão arriscando demais. E no caso das redes sociais sua evolução tem sido lenta.
Enquanto ainda estamos emergindo desde as primeiras fases, mas estamos no caminho certo. Em minha opinião, nós já passamos a fase de inovadores e early apopters, e estamos no início da terceira fase: Maioria precoce (ver gráfico).
Com essa evolução, a presença de empresas de mídia social não é mais uma ação especial (ou uma desculpa para tomar um comunicado de imprensa), e sim para começar a fazer parte da estratégia de comunicação das empresas. E sublinho o “começam a fazer parte”, porque ainda existe muito a ser feito.
As empresas estão em processo de maturidade nesse sentido. Eles sabem que têm que ser levados a sério, mas ainda não sabem por onde começar, como, quando ou porquê, e cometem grandes erros.
Abaixo iremos discutir brevemente principais erros que as empresas costumam fazer, e as causas que levaram ao processo de maturação das empresas nos meios de comunicação social.
Quais são os grandes erros das empresas na mídia social?
1. Má gestão das expectativas
Porque as empresas estão acostumadas ao imediatismo dos resultados (bons ou ruins) das ações do marketing tradicional (quero dizer, ações de captação tanto offline como online), temos a crença de que a mídia social está para acontecer o mesmo.
As ações em mídias sociais podem ter um impacto elevado, mas as empresas devem estar cientes de que nos primeiros estágios a evolução é lenta (até chegarmos a construir uma forte comunidade de usuários, encontre o tipo de conteúdo mais apropriado e ações, etc.), e os resultados são lentos.
2. Erros no estabelecimento de metas:
As empresas fazem vários tipos de erros relativos ao estabelecimento de objetivos:
– Não estabelecer metas: parece incrível, mas acontece! Às vezes vemos empresas que estão em redes sociais “ser”. Normalmente eles ficam em redes sociais, sem objetivos claros, porque é relativamente barato de estar presente ou porque seu concorrente está.
– Não definir claramente os objetivos.
– Definir metas irrealistas, com a má gestão das expectativas, será difícil alcançar as metas estabelecidas. Uma boa estratégia de mídia social pode levar a grandes coisas, mas devemos estar conscientes do que é preciso para obter grandes resultados. Por esta razão, estabelecer objetivos realizáveis nas etapas de curto e médio prazo.
– Confundir um grande número de fãs / seguidores com o sucesso nos meios de comunicação social, que nem sempre tem sucesso. Como na vida real, é melhor qualidade do que quantidade. São milhares de fãs que no Facebook, mas sem reação ao meu posts (na forma de comentários, curitr, cliques, etc) ..
3. Usar redes sociais como canal de vendas, e esquecer que a mídia social é baseada no relacionamento
Isso significa apresentar os objetivos comerciais e tentam vender a todo custo.
Nas redes sociais as vendas são o resultado do estabelecimento de relações de confiança. Portanto, estas devem ser o objetivo primário.
4. Má definição do público-alvo:
Como com os objetivos, os erros mais comuns é a de determinar qual o segmento do nosso público-alvo. Se a empresa não sabe qual é o seu publico, não será capaz de escolher corretamente em que mídia social devem estar presente, o tom da mensagem e, como resultado da estratégia falhará.
Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0
Leia em Blog Marketing Digital 2.0