X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Workshop debate pequenos negócios e desenvolvimento


Brasília – O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, defendeu, na quinta-feira (8) que o debate envolvendo os pequenos negócios deve ser racional, ao participar de mesa-redonda durante o 4º Workshop sobre Desenvolvimento Econômico Local – Brasil. O debate foi centrado na reflexão sobre a política de desenvolvimento das pequenas e médias empresas no Brasil, com foco nas cadeias globais de valor, na inovação e internacionalização dos sistemas de produção locais.

“Os pontos fortes do segmento são conhecidos, mas as debilidades também precisam ser discutidas. Nossos temas estão vindo cada vez mais para o centro da agenda política, como acontece com a desburocratização. Precisamos agora ampliar o valor agregado do produto nacional, fortalecer as micro, pequenas e médias empresas para promoção do desenvolvimento local”, argumentou Carlos Alberto.

O evento, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Confederação Nacional da Indústria(CNI), teve a participação do diretor-superintendente do Serviço Social da Industria (Sesi), Renato Caporali, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, e o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz.

Na ocasião, o diretor-técnico do Sebrae apresentou o vídeo produzido pelo Sebrae que chama a atenção dos proprietários de pequenos negócios para a importância do desenvolvimento sustentável. “O tema é o grande marco do debate contemporâneo”, disse Carlos Alberto.

“Qual a importância do desenvolvimento econômico local para o país? Pensei em uma relação entre produtor e consumidor. Quanto maior for essa relação, mais propensão ao desenvolvimento sustentável haverá. A absorção de emprego também pode ser melhor, com essa relação mais acentuada”, destacou João Carlos Ferraz, do BNDES.

Renato Caporali classificou como fundamental a identificação dos atores envolvidos no processo de desenvolvimento produtivo. “Sempre se comete erros por não se observar que há muitos atores envolvidos e que deve haver uma aliança estratégica entre eles.” É preciso ter conhecimento para construir essa aliança, afirmou o diretor do Sesi. “E conhecimento que venha da realidade concreta, não de gabinetes. A interação entre os atores deve estar orientada pela demanda das empresas”, opinou.

Rafael Lucchesi, por sua vez, chamou a atenção para os problemas na matriz educacional brasileira e para a queda demográfica. “Até 2025, a retração demográfica vai se acentuar no Brasil e isso traz um impacto negativo para a produtividade. Ainda há um desafio adicional, que é a necessidade de educar e qualificar a população para o trabalho adulto. Apenas 3% dos brasileiros frequentam a universidade”, destacou.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot