O ano passado viu o fim de uma das maiores franquias cinematográficas de todos os tempos, a saga do bruxo Harry Potter. Segundo a publicação The Economist, seus oito filmes arrecadaram mais de US$ 8 bilhões em bilheteria. Neste ano, mais uma saga popular – e mais controversa – chegará ao fim com seu quinto filme. Mesmo não chegando perto da criação de J.K Rowling, A Saga Crepúsculo já faturou mais de US$ 2 bilhões.
Eu sei que os públicos das duas sagas são bem distintos, mas os fãs de boas cinesséries não ficarão órfãos por muito tempo. Estreia neste mês o primeiro filme inspirado pela série de livros Jogos Vorazes, lançados por Suzanne Collins em 2008. A trilogia ainda é pouco conhecida por muitos brasileiros, mas o longa poderá mudar isso. Com divulgação nos Estados Unidos, os três títulos voltaram rapidamente para a lista de best-sellers do The New York Times.
O sucesso do filme é praticamente garantido. E isso por diversos motivos. Primeiramente sua história, que se passa nos Estados Unidos, em um futuro distante, em que o país é dividido em 12 distritos com funções específicas. Cada ano, dois jovens de cada um deles são escolhidos para um jogo de sobrevivência de que apenas um sai com vida – são os jogos que dão título à série. Esse misto de futuro apocalíptico, ação e suspense com metáforas sobre a sociedade pode atrair públicos de diferentes idades e sexos. O fato de a protagonista ser uma mulher e a existência de um triângulo amoroso podem ter um apelo forte para as espectadoras que são avessas a filmes de aventura.
Depois temos o elenco estelar, mas ao mesmo tempo low-profile, com nomes como Jennifer Lawrence (que vive a protagonista Katniss e concorreu ao Oscar de melhor atriz por Inverno da Alma), Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci e Donald Sutherland.
Mas o que interessa também a um empreendedor cinéfilo é como o filme está sendo divulgado. No caso de Jogos Vorazes, houve uma combinação de superexposição e moderação. Cartazes, fotos dos filmes, trailers e algumas cenas foram lançados, mas nenhum deles, até agora, realmente dá detalhes de como será uma parte essencial da saga: a luta dos 24 jovens no jogo. Por enquanto só temos ideia do que eles passam antes de entrar na arena.
Antes de sua estreia mundial, que será no dia 23 de março, parte do elenco principal fez um tour por shopping centers americanos para divulgar o filme e animar as pessoas sobre o lançamento. Os tapetes vermelhos já começaram nesta semana e prometem encher os sites de entretenimento com imagens e possíveis detalhes sobre o longa.
Sites como o BoxOffice.com, o Deadline.com e o EW.com preveem que o primeiro filme leve entre US$ 70 e US$ 100 milhões no seu fim de semana de abertura. E vocês, o que acham? A trilogia terá gás para ultrapassar pelo menos a franquia Crepúsculo? O que os produtores poderiam fazer para conquistar isso?