X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Divulgado hoje: e-commerce cresceu 26% em 2011 no Brasil, faturando R$ 18,7 bilhões


facd Pedro Guasti WebShoppers Fecomercio ecommerce

Na manhã de hoje, Pedro Guasti, diretor geral da e-bit e vice-presidente do Grupo Buscapé, falou a uma série de jornalistas presentes na Fecomércio em São Paulo sobre o desempenho do comércio eletrônico no Brasil em 2011. Houve destaque para compras coletivas e para a “nova classe média“.

O comércio eletrônico brasileiro teve bons resultados em 2011. De acordo com a e-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, o setor cumpriu o previsto e faturou R$ 18,7 bilhões, valor nominal 26% maior que o alcançado em 2010. O tíquete médio ficou em R$ 350, com 9 milhões de novos e-consumidores, sendo que, desse total, 61% são pertencentes à classe C. Dessa forma, chegamos a 32 milhões de consumidores que compraram, ao menos uma vez, via web.

Esses dados fazem parte da 25° edição do relatório WebShoppers, elaborado pela e-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).O estudo também aponta as categorias mais vendidas do ano. Em 2011, a preferência em adquirir produtos de maior valor agregado continuou, em decorrência dos preços competitivos e das facilidades de pagamento oferecidas pelas lojas virtuais.

A novidade foi a ascensão nas vendas de moda e acessórios. “A categoria era pouco procurada por causa da falta de padronagem e da necessidade dos consumidores em experimentar as peças antes da compra. Essas questões passaram a ser trabalhadas pelos varejistas e os resultados começaram a aparecer”, destaca o Diretor Geral da e-bit, Pedro Guasti. No ranking das cinco categorias mais vendidas estão: Eletrodomésticos, Informática, Eletrônicos, Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais e Moda; Acessórios, respectivamente.

Em 2012, o e-commerce deve continuar crescendo, no mesmo ritmo apresentado em 2011. Embora o mercado interno esteja aquecido, o cenário internacional poderá influenciar nos resultados. A crise na Europa, a previsão de redução no ritmo de crescimento chinês e o fato de a economia americana ainda estar se recuperando podem gerar algum reflexo negativo no ritmo de crescimento econômico, afetando o varejo como um todo. Por outro lado a redução na taxa básica de juros e incentivos governamentais reduzindo impostos poderá equilibrar esse cenário.

O esperado é que até o fim do ano, o e-commerce atinja um faturamento de R$ 23,4 bilhões, valor nominal 25% maior que em 2011. Só no primeiro semestre, período em que historicamente acontecem 45% das vendas do ano, são esperados R$10,4 bilhões.

Veja também: slides e vídeo sobre a edição 24 do relatório Webshoppers.

Compras Coletivas

O relatório traz ainda informações sobre o mercado de compras coletivas, que apesar de novo, já começa a se estruturar e amadurecer. Em 2011, o número de pessoas que aderiram a essa modalidade chegou a 9,98 milhões. Foram realizados 20,49 milhões de pedidos e o faturamento ficou em R$ 1,6 bilhão. O perfil dos consumidores desse segmento também está contemplado nesta edição e aponta que o público de compras coletivas é majoritariamente feminino. “As mulheres são 64% das consumidoras da modalidade. A explicação está no fato de que muitos dos produtos e serviços oferecidos são atrativos ao universo feminino, além disso, a forte presença delas em redes sociais contribui para isso”, afirma a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.

O comportamento do e-consumidor: abandono e recuperação de carrinho virtual

Para esta 25ª edição, a e-bit, em parceria com a eBehavior, empresa de marketing comportamental, preparou um estudo inédito sobre o comportamento do e-consumidor. Neste capítulo, é possível entender como as lojas que possuem ferramentas de behavioral targeting apresentam conversão em vendas muito maior do que lojas que não investem nesse tipo de solução. A pesquisa mostra, por exemplo, o intervalo de tempo entre a busca pelo produto e a compra, e assim, é possível traçar o perfil de compra e o impulso dos compradores virtuais.

Índice FIPE Buscapé

Um dos fatores determinantes para os e-consumidores realizarem suas compras é o preço. Não é a toa que comparadores de preços se tornaram tão populares. Tendo isso em vista, foi lançado o Índice FIPE Buscapé. Um relatório que levanta, mês a mês, uma radiografia dos preços de mais de 1,3 milhão de produtos no e-commerce brasileiro. Esta edição do WebShoppers analisa o período de um ano, Fevereiro 2012 X Fevereiro 2011, em que houve deflação de – 9,75% no e-commerce brasileiro. Número que se contrapõe fortemente aos índices de preços aos consumidores gerais, como o IPCA-IBGE, que teve aumento de 6,15%, e o IPC-FIPE, que cresceu 5,30% no mesmo período estudado.

Sobre a e-bit

Presente no mercado brasileiro desde janeiro de 2000, a e-bit conquistou destaque no desenvolvimento do comércio eletrônico no país sendo referência no fornecimento de informações de e-commerce. A e-bit oferece serviços tanto para empresas como para o consumidor online. Para os consumidores, a e-bit colabora para o aumento da confiança nas compras pela internet, publicando em seu site (www.ebit.com.br) o resultado das avaliações das pessoas que realmente compraram nas lojas virtuais conveniadas. Já, as informações sobre os serviços direcionados às empresas podem ser encontradas no site institucional da e-bit (www.ebitempresa.com.br). A e-bit tem atualmente mais de 5.000 lojas conveniadas.

Sobre a camara-e.net

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, fundada em 07 de maio de 2001, é a principal entidade multisetorial da Economia Digital no Brasil e América Latina voltada ao negócio eletrônico como fator estratégico de desenvolvimento econômico sustentável no século XXI. Sua missão é a de capacitar indivíduos e organizações para a prática segura dos negócios eletrônicos através da geração e difusão de conhecimento de vanguarda, bem como defendendo posições de consenso frente aos principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, relacionados ao fomento das tecnologias da informação e comunicação.

Entre as principais prioridades da camara-e.net está a formulação e proposição de políticas públicas, regulatórias e de mercado que incentivem a produção e a universalização dos benefícios das tecnologias de informação e comunicação. Os 160 sócios da entidade representam empresas líderes dos principais setores da economia brasileira e mundial. Acesse www.camara-e.net.

facd XypkwILmA

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot