Há algumas décadas, Abraham Maslow propôs um modelo
a respeito das necessidades humanas que precisam ser satisfeitas dentro de um
contexto geral e organizacional. Foi criada a famosa pirâmide das necessidades
de Maslow, onde o autor sugere que o ser humano busca ter suas necessidades
fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização satisfeitas
nessa ordem. Pegando um gancho na teoria de Maslow, quero expor agora 5
necessidades humanas atuais que podem ser satisfeitas através das mídias
sociais. Na verdade, as mídias sociais elevam a satisfação dessas necessidades
e nós precisamos conhecê-las.
a respeito das necessidades humanas que precisam ser satisfeitas dentro de um
contexto geral e organizacional. Foi criada a famosa pirâmide das necessidades
de Maslow, onde o autor sugere que o ser humano busca ter suas necessidades
fisiológicas, de segurança, relacionamento, estima e realização satisfeitas
nessa ordem. Pegando um gancho na teoria de Maslow, quero expor agora 5
necessidades humanas atuais que podem ser satisfeitas através das mídias
sociais. Na verdade, as mídias sociais elevam a satisfação dessas necessidades
e nós precisamos conhecê-las.
1. Relacionamento
Nós, seres humanos, somos totalmente relacionais. Nossa
espécie vive em grupo e temos necessidade de estarmos juntos de outras pessoas.
Vivemos em família, amigos, tribos, religião, etc. Sempre estamos inseridos num
grupo no qual nos identificamos. Essa é a grande primeira causa do uso em
excesso de mídias sociais. Através delas, podemos nos relacionar com milhares de
pessoas. Podemos pertencer a comunidades e grupos, podemos nos relacionar sem a
barreira geográfica. As mídias sociais potencializam nossa satisfação em
relacionamentos.
espécie vive em grupo e temos necessidade de estarmos juntos de outras pessoas.
Vivemos em família, amigos, tribos, religião, etc. Sempre estamos inseridos num
grupo no qual nos identificamos. Essa é a grande primeira causa do uso em
excesso de mídias sociais. Através delas, podemos nos relacionar com milhares de
pessoas. Podemos pertencer a comunidades e grupos, podemos nos relacionar sem a
barreira geográfica. As mídias sociais potencializam nossa satisfação em
relacionamentos.
2. Externalização
Usei essa expressão para dar um sentido mais geral nesse
ponto. Todos nós temos a necessidade de externalizar nossos pensamentos e
sentimentos. Num mundo corrido como o de hoje, essa necessidade passa a ser um
desafio ainda maior. Não temos mais tanto tempo para sentar e ter uma longa
conversa. Precisamos contar o que está por dentro, e nada melhor do que as
mídias sociais para fazermos isso. É nossa porta de saída para o mundo. Agora
podemos externalizar a qualquer hora, em tempo real, para todos.
ponto. Todos nós temos a necessidade de externalizar nossos pensamentos e
sentimentos. Num mundo corrido como o de hoje, essa necessidade passa a ser um
desafio ainda maior. Não temos mais tanto tempo para sentar e ter uma longa
conversa. Precisamos contar o que está por dentro, e nada melhor do que as
mídias sociais para fazermos isso. É nossa porta de saída para o mundo. Agora
podemos externalizar a qualquer hora, em tempo real, para todos.
3. Aprendizado
A busca pelo conhecimento nunca saiu da cabeça humana.
Estamos descobrindo o novo desde o tempo das cavernas. Antes as descobertas
eram lentas, mas hoje estamos aprendendo algo novo a cada segundo. Onde buscar
esse conhecimento a jato? Nas mídias sociais! Usuários estão buscando conteúdo
e mais conteúdo para descobrir o novo, buscar inovações e renovar a mente. As
mídias sociais são um banquete de conhecimento e satisfazem nossa sede de
aprendizado.
Estamos descobrindo o novo desde o tempo das cavernas. Antes as descobertas
eram lentas, mas hoje estamos aprendendo algo novo a cada segundo. Onde buscar
esse conhecimento a jato? Nas mídias sociais! Usuários estão buscando conteúdo
e mais conteúdo para descobrir o novo, buscar inovações e renovar a mente. As
mídias sociais são um banquete de conhecimento e satisfazem nossa sede de
aprendizado.
4. Colaboração
Aqui está uma necessidade que fará a diferença se for bem
satisfeita. A colaboração está, atualmente, no centro da vontade humana mais do que
nunca. Queremos ajudar, participar e promover algo em torno de um bem comum.
Queremos fazer parte de algo maior. Queremos nos juntar a uma causa e colaborar
com algo importante. É a necessidade de espírito que Kotler defende no seu
livro Marketing 3.0. As mídias sociais são, de novo, nosso canal de satisfação,
possibilitando a colaboração mútua em grandes e diversas causas. Isso faz bem
para a consciência humana.
satisfeita. A colaboração está, atualmente, no centro da vontade humana mais do que
nunca. Queremos ajudar, participar e promover algo em torno de um bem comum.
Queremos fazer parte de algo maior. Queremos nos juntar a uma causa e colaborar
com algo importante. É a necessidade de espírito que Kotler defende no seu
livro Marketing 3.0. As mídias sociais são, de novo, nosso canal de satisfação,
possibilitando a colaboração mútua em grandes e diversas causas. Isso faz bem
para a consciência humana.
5. Reconhecimento
Para finalizar, chegamos ao resultado final de nossas
ações: reconhecimento. Sempre estamos buscando por reconhecimento e isso não é
nada ruim. Todos merecem o seu devido reconhecimento. Aqui está outro grande
poder de satisfação das mídias sociais. O fato de ser reconhecido publicamente
fica ainda melhor na frente de milhares de pessoas na web. Reconhecer é motivar
e fidelizar! Talvez essa seja a necessidade mais fácil de satisfazer, um
simples RT /curtir/compartilhar/mencionar faz a diferença.
ações: reconhecimento. Sempre estamos buscando por reconhecimento e isso não é
nada ruim. Todos merecem o seu devido reconhecimento. Aqui está outro grande
poder de satisfação das mídias sociais. O fato de ser reconhecido publicamente
fica ainda melhor na frente de milhares de pessoas na web. Reconhecer é motivar
e fidelizar! Talvez essa seja a necessidade mais fácil de satisfazer, um
simples RT /curtir/compartilhar/mencionar faz a diferença.
O desafio agora é refletir sobre essas necessidades e
traças estratégias e ações para satisfazê-las. Mesmo sendo complexas e muito
importantes, não é difícil gerar satisfação através das mídias sociais. Os
usuários estão gritando por elas, satisfaça e você ganhará mais que clientes,
ganhará seguidores e fãs, no sentido real dessas palavras.
traças estratégias e ações para satisfazê-las. Mesmo sendo complexas e muito
importantes, não é difícil gerar satisfação através das mídias sociais. Os
usuários estão gritando por elas, satisfaça e você ganhará mais que clientes,
ganhará seguidores e fãs, no sentido real dessas palavras.
Por Pedro Pamplona, social media marketing. @pedromcp
Via RSS de Blog Mídia8!
Comente este artigo