O primeiro fruto dos heróicos esforços do NITDroid apareceu hoje: um alpha do Android 4.0.3 para… N9! O elegante smartphone natimorto da Nokia com MeeGo ganha um sistema alternativo e, com o preço em queda e seu design único na indústria (Lumia 800 não conta), fica a pergunta: pode o N9 ser um Android de respeito?
A primeira amostra do que estava a caminho do Nokia N9 veio em fevereiro, quando o NITDroid, que tem em seu currículo o port do Android para o Nokia N900, antecessor espiritual do N9, divulgou uma imagem bem sugestiva do aparelho com Android. Daquela única e cheia de esperança foto, surgiu, hoje, o primeiro alpha do Android 4.0.3 para N9, o que é bem incrível já que muitos smartphones que saíram de fábrica com o sistema do Google ainda terão que esperar meses na fila de atualização para receber o sabor Ice Cream Sandwich (oi, Motorola!).
O primeiro Alpha do “Project Mayhem”, codinome do port do Android para o N9, já pode ser baixado e traz uma lista respeitável de coisas que funcionam — até OpenGL com drivers 3D —, bem como outras de dar medo, como o modo de hibernação que, se rolar, meio que transforma o N9 em um tijolo bem caro e bonito. Ao ser instalado, é gerado um esquema dual boot que permite ao usuário escolher qual sistema usar na inicialização.
Isso, aliás, nos leva a questionar: vale a pena trocar o MeeGo, que funciona tão redondinho e amarrado ao N9, pelo Android em sua última e melhor versão, mas com uma ou outra habilidade capada? [NITDroid, via Pocketnow]