Assim como os debates
calorosos que rementem ao posicionamento do jornalismo digital, também é
necessário discutir o papel da blogosfera regional para um desenvolvimento mais
maduro do mercado de comunicação. Uma imprensa que só fala do nacional quando
queremos, literalmente, saber apenas das condições do nosso bairro, faz com que
o jornalismo reformule suas ideias.
calorosos que rementem ao posicionamento do jornalismo digital, também é
necessário discutir o papel da blogosfera regional para um desenvolvimento mais
maduro do mercado de comunicação. Uma imprensa que só fala do nacional quando
queremos, literalmente, saber apenas das condições do nosso bairro, faz com que
o jornalismo reformule suas ideias.
Assim acontece com os blogs. Blogs
de temas abrangentes são importantes e necessários, porém blogs locais são
fundamentais para que o mercado de digital local consiga alinhar esse
amadurecimento em diversos setores. Agências, imprensa, empresas, profissionais
e, principalmente, a blogosfera, precisam trocar experiências e posições para
ampliarem seus leques de atuação.
de temas abrangentes são importantes e necessários, porém blogs locais são
fundamentais para que o mercado de digital local consiga alinhar esse
amadurecimento em diversos setores. Agências, imprensa, empresas, profissionais
e, principalmente, a blogosfera, precisam trocar experiências e posições para
ampliarem seus leques de atuação.
Um mercado de digital sem
blogs profissionais é um mercado deficiente. Em uma economia que transpira
colaboração e web 2.0 de forma constante, não ter a participação efetiva de
blogs como um dos pilares da comunicação digital regional corre sérios riscos
de ser ofuscado por outras regiões que investem nesse diálogo.
blogs profissionais é um mercado deficiente. Em uma economia que transpira
colaboração e web 2.0 de forma constante, não ter a participação efetiva de
blogs como um dos pilares da comunicação digital regional corre sérios riscos
de ser ofuscado por outras regiões que investem nesse diálogo.
O Social Media São Paulo
contou com a participação de diversos profissionais e blogueiros de Ribeirão
Preto e região. Foi possível analisar como o mercado atua, onde erra e acerta,
quais ensinamentos possuem para oferecer e, principalmente, foi possível
observar como atuam quando o assunto é social media. Alguns dos blogs fantásticos que conheci
pessoalmente no Social Media São Paulo são:
contou com a participação de diversos profissionais e blogueiros de Ribeirão
Preto e região. Foi possível analisar como o mercado atua, onde erra e acerta,
quais ensinamentos possuem para oferecer e, principalmente, foi possível
observar como atuam quando o assunto é social media. Alguns dos blogs fantásticos que conheci
pessoalmente no Social Media São Paulo são:
- Blog de humor do Rafael
Silvestre, o Bebida Liberada, no portal da MTV; - Dicas de maquiagem e cabelo
profissional com a Cris Menegussi; - As meninas do Petit Cherries,
sobre moda; - A Luciana Stábile, com o blog Bendito Papel;
- O Eduardo Soares, do Mundo deEdu;
- E a Priscila Braga, do
Bookaholic.
Para quem ainda não conhece esse mercado, vale muito a pena conhecê-lo. Para quem já conhece, vale um investimento ainda maior. Obrigado a todos pelo ótimo aprendizado e carinho! Até a próxima edição em Araraquara! Fiquem ligados no site do Social Media São Paulo para todas as informações. =)
Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro.
Via RSS de Blog Mídia8!
Comente este artigo