Direto do Samsung Fórum no Peru – Vira e mexe nós publicamos notícias sobre lançamentos de notebooks no Brasil. Vira e mexe a companhia – não importa qual – é acusada de copiar o design que a Apple emprega em seus produtos. Hoje, para elucidar um tanto dessa história, eu conversei sobre o assunto com Tony Firjam, diretor de vendas e marketing de TI na Samsung. Ele diz que a companhia sul-coreana não copia os produtos da maçã.
O assunto chegou quando a gente falava sobre os produtos da Série 5 e Série 9 de notebooks da Samsung, anunciados hoje para o mercado brasileiro. Firjam se defendeu das acusações de cópia dizendo que a Samsung desenvolve seus produtos se baseando totalmente naquilo que o consumidor anseia. Por vezes, isso significa que a companhia bebe da fonte de outras empresas – concorrentes, na maior parte do tempo.
– A tendência de parte externa é feita em parceria com o consumidor. Não é cópia. Cada empresa lança seus próprios produtos. A partir daí, o mercado é aberto. Por muitas vezes, modelos de produtos ficam similares [em relação ao que a concorrência faz].